O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), lançou edital para contratação de consultoria técnica especializada, nesta terça-feira, 29 de setembro.
O objetivo é fortalecer a coordenação estratégica e técnica do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS), sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros.
O FDIRS é um fundo de natureza privada voltado para a estruturação de projetos de concessões e parcerias público-privadas, com prioridade para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Entre os resultados esperados estão o aprimoramento da governança; o uso mais estratégico dos recursos do fundo; e o desenvolvimento de ferramentas de monitoramento alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O edital está disponível no Portal Quantum, do PNUD. O prazo máximo para envio das propostas é 23 de outubro de 2025, até às 17h (horário de Brasília).
A contratação da consultoria integra as ações do Projeto BRA/20/008, fruto da cooperação entre o MIDR e o PNUD, que busca ampliar a capacidade institucional do Ministério na formulação e implementação de políticas públicas alinhadas à Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Antes do encerramento das inscrições, será realizada uma Audiência Prévia, na quarta-feira, 1º de outubro, às 11h, em formato online. O encontro permitirá esclarecer dúvidas e receber contribuições dos interessados sobre os termos da contratação.
Mais informações, incluindo o Termo de Referência e as condições de participação, podem ser consultadas no portal oficial do PNUD.