Reprodução
Caminhão com carga ilegal de madeira nativa foi preso no oeste da Bahia

Caminhão com carga ilegal de madeira nativa foi preso no oeste da Bahia

Anúncio

Na noite dessa segunda-feira (26), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu carga de madeira nativa transportada ilegalmente em um caminhão. O fato foi registrado no km 560 da BR 242, município de Oliveira dos Brejinhos, no Oeste da Bahia.

No local, a equipe da PRF avistou um caminhão estacionado às margens da rodovia e ao iniciar a fiscalização, constatou que a carga transportada era madeira nativa sem licença válida e sem documento fiscal, documentos necessários para acompanhar o trânsito da mercadoria.

O motorista disse, aos policiais, que o embarque da carga foi feito na zona rural de Morpará (BA). Disse ainda que pagou R$ 1.155,00 pela madeira e que pretendia comercializar o produto no povoado de Oliveira dos Brejinhos.

Vale ressaltar que além do crime ambiental, foi verificado que a carga estava posicionada de forma precária na carroceria, amarrada sem os procedimentos de segurança, o que poderia causar um acidente grave, caso o carregamento se desprendesse do caminhão.

Diante da situação, a equipe da PRF apreendeu no caminhão 17,39 metros cúbicos de madeira nativa. O veículo e as carga foram recolhidos ao pátio da PRF e estão à disposição dos órgãos ambientais para os procedimentos administrativos.

Considerando o ocorrido, o motorista assinou o Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por meio do qual se comprometeu a comparecer perante o Juizado Especial Criminal, para responder pelas suas condutas com base na Lei de Crimes Ambientais e mais as infrações administrativas.

Segundo a PRF, a Lei nº 9605/98 define pena de seis meses a um ano de prisão e pagamento de multa para quem cometer esse crime ambiental. Pela lei, é proibido o comércio de madeira, lenha, carvão ou outros produtos de origem vegetal sem licença, inclusive para o transporte e armazenamento.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *