Foto: Reprodução | Ascom do INSS
Pedido de reembolso de desconto indevido estará disponível no Meu INSS no dia 14

Mais de 470 mil pessoas solicitam reembolso pelo Meu INSS no primeiro dia

Anúncio

O aplicativo Meu INSS registrou 8,5 milhões de consultas ao longo desta quarta-feira, 14 de maio, no primeiro dia de atendimento para pedidos de reembolso de taxas indevidas.

O serviço, que não tem data de encerramento prevista, continuará disponível nos próximos dias. “Todos terão tempo”, afirmou o presidente do INSS.

De acordo com informações do Governo Federal, os presidentes do INSS, Gilberto Waller, e do Dataprev, Rodrigo Assumpção, divulgaram que, até as 16 horas, 480,6 mil pessoas acessaram a área de pedido de reembolso no aplicativo. Destas, 473,9 mil solicitaram a devolução de cobranças, alegando que os descontos não foram autorizados.

O serviço de devolução pelo aplicativo é a primeira etapa do ressarcimento de cobranças indevidas em contracheques de aposentados e pensionistas.

A medida foi tomada após investigações da Polícia Federal e da Corregedoria-Geral da União, que identificaram fraudes. O Governo determinou o ressarcimento aos lesados e o bloqueio de bens e contas de associações suspeitas.

Continuidade do Serviço

Weller e Assumpção garantiram que o serviço não se encerrará nesta quarta-feira. O aplicativo continuará disponível para que todos os lesados possam contestar os valores descontados. “Não há prazo. Não há pressa. Cada um, cada uma, no seu tempo, pode buscar a sua reparação”, explicou Assumpção.

A diferença entre o número de consultas e os pedidos de reembolso, segundo Waller, pode ser atribuída à curiosidade. Ele pediu que pessoas sem descontos em seus benefícios evitem acessar o sistema nos próximos dias.

O aplicativo registrou um número de acessos três vezes maior que o habitual, com uma média mensal de 89,5 milhões de consultas. Houve instabilidade no sistema pela manhã, mas o serviço foi normalizado à tarde. Assumpção afirmou que a diluição da procura e a redução de acessos curiosos devem garantir estabilidade nos próximos dias.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *