Um pirarucu, peixe de origem amazônica, foi capturado na tarde desta segunda-feira, 26 de maio, no município de Malhada, primeiro município da Bahia a receber o Rio São Francisco.
A pescaria aconteceu na Lagoa do Mocambo, um dos corpos d’água das margens do Velho Chico, e não no rio, como noticiado anteriormente.
O pirarucu foi pescado por Joarez Antunes da Silva, conhecido como “Padre Marcelo”, de 55 anos. Ele expôs o peixe na Praça de Santa Cruz, no Centro da cidade, atraindo dezenas de curiosos, que registraram imagens ao lado do animal.
De acordo com o pescador, o peixe foi fisgado com rede. Segundo informações repassadas ao Portal Folha do Vale, ele ainda não pesou o peixe, mas estima que tenha quase dois metros de comprimento e pese cerca de 100 quilos.
Peixe invasor
Esta não é a primeira vez que um peixe da espécie é encontrado na Região. No mês de abril, pescadores do povoado de Pau D’Arco do São Francisco, também em Malhada, capturaram um pirarucu com mais de dois metros e cerca de 78 quilos no Rio São Francisco.
O pirarucu é uma espécie carnívora com comportamento agressivo e costuma se alimentar de outros peixes, crustáceos e pequenos animais aquáticos. Especialistas apontam que, apesar de ser nativo da região amazônica, o peixe é comumente criado em tanques de piscicultura em outras regiões do país.
A suspeita é que os exemplares encontrados tenham escapado de criadouros próximos ao rio.