Foto: Reprodução | Assessoria da Neoenergia Coelba
Mais de 480 toneladas de cabos de telecomunicações irregulares foram retiradas dos postes na Bahia em 2025

Mais de 480 toneladas de cabos de telecomunicações irregulares foram retiradas dos postes na Bahia em 2025

Anúncio

A quantidade de cabos de telecomunicações removidos de postes de energia na Bahia aumentou 284% nos cinco primeiros meses de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e maio deste ano, as ações de ordenamento realizadas pela Neoenergia Coelba em diversos municípios do estado resultaram na retirada de 480 toneladas de cabos e de quase 25 mil caixas de internet instaladas de forma irregular.

Nesse mesmo período, aproximadamente 200 empresas de telecomunicações regularizaram sua situação junto à distribuidora de energia. As ações de fiscalização e ordenamento das redes de telecomunicações acontecem diariamente em todo o estado, como parte do esforço para garantir maior segurança e organização no uso da infraestrutura elétrica.

O município de Salvador lidera o ranking de redes instaladas de forma irregular, com a remoção de 36 toneladas de cabos somente nos primeiros cinco meses do ano. Além dos cabos, centenas de equipamentos, como caixas e dispositivos de conexão, também foram retirados. A medida tem como objetivo aumentar a segurança da população, reduzir a poluição visual e incentivar a regularização das empresas que utilizam os postes da distribuidora de forma indevida.

Em todo o estado, a Neoenergia Coelba fiscalizou mais de 89 mil postes no período, o que gerou os resultados expressivos no combate às irregularidades.

“As ações de ordenamento da rede compartilhada entre a Neoenergia Coelba e as empresas de telefonia são fundamentais para a segurança da população. As empresas precisam apresentar projetos técnicos, estar regulares junto às agências reguladoras e, acima de tudo, priorizar a segurança”, afirma Adriana Teodorio, gerente de Relacionamento da Neoenergia Coelba.

Para facilitar a regularização, a distribuidora disponibilizou um canal de atendimento direto às empresas provedoras: atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com. Nesse endereço, os provedores podem esclarecer dúvidas e receber orientações sobre os critérios técnicos exigidos.

Riscos do “gatonet” e apoio da população

Um dos principais responsáveis pelos emaranhados de fios nas cidades é o chamado “gatonet”, serviço clandestino de internet e TV. Esses cabos são instalados sem seguir os critérios técnicos e de segurança, o que pode provocar interrupções no fornecimento de energia, curtos-circuitos, incêndios e até acidentes graves com a população. A instalação de caixas irregulares também agrava esses riscos, com o uso de equipamentos energizados de forma inadequada.

A Neoenergia Coelba reforça o papel da população nesse combate, orientando que os clientes só contratem empresas autorizadas e regularizadas para serviços de telefonia e internet. Essas empresas passam por análise técnica e são aprovadas conforme os critérios de segurança. A lista completa de provedores autorizados pode ser consultada no site da distribuidora.

A distribuidora lembra que o compartilhamento da infraestrutura dos postes com empresas de telefonia, internet e TV a cabo é regulamentado por resoluções conjuntas da ANEEL, ANATEL e ANP. Segundo essas normas, as empresas devem estar regularizadas, realizar manutenções periódicas e cumprir todas as exigências técnicas e comerciaisprevistas.

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Neoenergia Coelba) é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do Brasil em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior da região Norte-Nordeste. A empresa está presente em 415 dos 417 municípios baianos, com uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados e atendendo a mais de 6 milhões de clientes (cerca de 15 milhões de habitantes).

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *