O Brasil já conta com 1.507 municípios cobertos pela rede 5G, e sete em cada dez brasileiros têm acesso à nova geração de conectividade móvel. De acordo com a Conexis Brasil Digital, o avanço é resultado de um esforço conjunto entre o Ministério das Comunicações (MCom) e a Anatel, que trabalham para ampliar a presença do 5G em todo o território nacional.
“A expansão do 5G representa mais que avanço tecnológico, é inclusão, desenvolvimento e oportunidade. Nosso compromisso é garantir que essa transformação chegue a todos os brasileiros”, afirma o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
Um marco importante dessa expansão foi alcançado em maio deste ano, quando o país ultrapassou a marca de mil cidades com leis de antenas atualizadas. Essa modernização da legislação municipal é essencial para viabilizar a instalação das redes, permitindo a operação de tecnologias avançadas que exigem infraestrutura mais densa e ágil.
Investimentos e parcerias
O Ministério das Comunicações tem apoiado financeiramente a implementação do 5G por meio de linhas de crédito do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST). Até o momento, mais de R$ 2,5 bilhões foram contratados em operações com recursos do fundo, sendo R$ 2 bilhões viabilizados em parceria com o BNDES.
Com investimentos, parcerias e atualização regulatória, o MCom reafirma sua missão de modernizar o Brasil, ampliar o acesso à conectividade e reduzir desigualdades digitais, fortalecendo o país para os desafios da economia digital e da sociedade conectada.
Neste mês de julho, o 5G completa três anos de implantação no país. A tecnologia não é apenas uma atualização, mas uma revolução que promete transformar a maneira como os brasileiros vivem e se conectam. Brasília foi a primeira capital do país a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para o 5G em 6 de julho de 2022.