Reprodução: os_rampa_gbi
arremetida aviao guanambi

Vídeo mostra avião de pequeno porte fora da pista no momento de arremetida de aeronave da Azul em Guanambi

Anúncio

Um vídeo que circula nas redes sociais e em aplicativos de mensagens mostra o momento em que um avião da Azul arremete durante a aproximação para pouso no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, em Guanambi, no domingo, 13 de julho.

A aeronave, um ATR-72 que fazia o trecho Guanambi–Belo Horizonte, precisou realizar o procedimento de arremetida na primeira tentativa, pousando com sucesso na segunda aproximação.

As imagens sugerem que a manobra teria ocorrido por conta da presença de uma aeronave menor nas proximidades da pista. No entanto, nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de Guanambi, por meio da Administração do Aeroporto e da empresa Infracea — responsável pela gestão operacional do terminal — negou qualquer ocorrência que tenha colocado em risco a segurança dos passageiros.

Além disso, um vídeo publicado pela página “Os Rampa Gbi” mostra o momento da arremetida e a aeronave de pequeno porte posicionada em área de espera, fora da pista.

De acordo com informações apuradas pela reportagem, o motivo da arremetida teria sido o vento de través — uma condição comum na aviação, quando o vento sopra perpendicularmente à pista, dificultando o pouso. Nestes casos, a arremetida é uma medida padrão de segurança e ocorre com frequência em aeroportos de todo o país.

Confira a nota da Prefeitura de Guanambi na íntegra:

A Prefeitura de Guanambi, através da Administração do Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha e a empresa INFRACEA, que gerencia as operações aeroportuárias, esclarecem que não ocorreu nenhum incidente com aeronaves neste fim de semana, que colocasse em risco a segurança dos passageiros.

Publicações em dois conhecidos perfis de Instagram da cidade e um texto apócrifo no WhatsApp, além de um áudio, desinformam a população, afirmando erroneamente, que um avião arremeteu, após uma outra aeronave invadir a pista, ou que o pneu da mesma soltou, o que não é verdade. A gestão do Aeroporto é feita por uma empresa devidamente habilitada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que cumpre todos os protocolos de segurança do avião nacional.

As arremetidas das aeronaves, que ocorreu na sexta (11), e no domingo (13), são procedimentos normais da aviação, que preza, justamente, pela segurança dos voos.

Fatos graves erroneamente veiculados, se faz necessário a devida checagem com as fontes oficiais, como versa o bom jornalismo profissional. Este tipo de publicação, tendo apenas a oralidade popular como fonte amadora e primaz, além de crime, pode causar enormes prejuízos para a cidade e região, como a interdição temporária do aeroporto, além de pânico generalizado entre passageiros e usuários.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *