Previsão de chuva acumulada (14 a 21 de julho) e Previsão de temperatura mínima para o dia 20 de julho às 6h (horário de Brasília). Fonte: Inmet

Confira a previsão do tempo do Inmet para todo o Brasil até 21 de julho

Anúncio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), divulgou o Informativo Meteorológico N° 26/2025, apresentando as condições de tempo observadas entre os dias 09 e 13 de julho e a previsão para o período de 14 a 21 de julho de 2025.

O relatório detalha a expectativa de chuvas e temperaturas para as diversas regiões do Brasil, indicando padrões específicos que demandam atenção, especialmente a redução da umidade do ar em diversas áreas e a chegada de uma massa de ar frio.

Previsão de Precipitação (14 a 21 de julho de 2025)

A previsão geral, baseada no modelo numérico Cosmo do Inmet, aponta para chuvas volumosas no extremo norte da Região Norte, com volumes que podem superar os 50 mm. Em contrapartida, espera-se maior estabilidade e tempo seco no interior do Nordeste, Região Centro-Oeste e em grande parte das regiões Sudeste e Sul.

Região Norte: Áreas de instabilidade se concentrarão em Roraima e no extremo noroeste do Amazonas e Pará, onde os volumes podem superar 60 mm. Há destaque para acumulados de chuva da ordem de 100 mm na região conhecida como “Cabeça do Cachorro” no Amazonas e no litoral norte de Roraima. Contudo, nas regiões do Acre, Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, e Tocantins, não há previsão de chuvas ao longo da semana. Nessas localidades, a umidade relativa do ar pode atingir níveis abaixo de 30% no dia 18 de julho, aumentando o risco de incêndios.

Região Nordeste: O interior nordestino não tem previsão de chuva, com redução da umidade relativa do ar, especialmente no sul do Piauí e Maranhão, bem como no oeste da Bahia. Pequenas áreas do litoral, como Sergipe, Alagoas e o extremo norte do Maranhão, podem registrar chuvas acima de 20 mm.

Região Centro-Oeste: Predominará tempo estável, sem ocorrência de chuva. A umidade relativa do ar também deve diminuir, podendo atingir níveis abaixo de 30% no dia 18, principalmente no centro e sul do Mato Grosso do Sul.

Região Sudeste: A semana será de tempo estável, com baixos acumulados (inferiores a 3 mm) previstos apenas no extremo sul do Espírito Santo e na costa litorânea do centro-norte do Rio de Janeiro. A umidade relativa do ar deve diminuir a partir do dia 16, ficando abaixo de 40% em praticamente todo o estado de São Paulo e no sul e oeste de Minas Gerais.

Região Sul: Estão previstos acumulados de até 20 mm em grande parte do Rio Grande do Sul, com totais de até 30 mm concentrados em porções do oeste do estado e no sudeste da costa litorânea. Acumulados de até 10 mm são esperados em Santa Catarina e no sul do Paraná. Uma baixa pressão favorecerá o transporte de umidade a partir do dia 17. A umidade relativa do ar também deve cair, atingindo níveis abaixo de 30% em praticamente todo o Paraná no dia 18.

Previsão de Temperatura (14 a 21 de julho de 2025)

Maiores máximas: Temperaturas máximas elevadas são esperadas no centro-sul da Região Norte, no norte da Região Centro-Oeste e no oeste da Região Nordeste. Os maiores valores devem ocorrer no sudeste do Amazonas, região central do Pará, norte do Mato Grosso, norte do Tocantins, Maranhão e centro-norte do Piauí, especialmente no dia 20 de julho.

Temperaturas Amenas: No leste do Nordeste, em parte do Sudeste e no leste do Centro-Oeste, as temperaturas máximas devem ficar abaixo de 30°C.

Temperaturas Baixas e Geadas: No Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, são previstas temperaturas máximas inferiores a 22°C, com destaque para o leste de Santa Catarina, onde as máximas devem ficar abaixo de 18°C. As temperaturas mínimas devem se manter acima de 20°C na Região Norte e no norte da Região Nordeste. Contudo, no centro-sul do país, predominam mínimas inferiores a 20°C.

Uma massa de ar frio deve provocar temperaturas abaixo de 6°C no sul do Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, contribuindo para a ocorrência de geadas em áreas de maior altitude. Esse sistema avançará ao longo da semana, causando queda de temperatura em setores das regiões Sudeste e Sul. Temperaturas abaixo de 10°C são esperadas no centro-sul de Minas Gerais e de São Paulo, com as maiores quedas previstas para os dias 19 e 20 de julho, abrangendo grande parte das regiões Sudeste e Sul.

Resumo das Condições Observadas (09 a 13 de julho de 2025)

Nos últimos cinco dias, as condições meteorológicas no Brasil foram variadas, com destaques para chuvas significativas em algumas áreas e temperaturas extremas em outras.

Precipitação Observada:

  • Noroeste da Região Norte e leste do Nordeste registraram os maiores acumulados de chuva, superiores a 50 mm. Destaque para Castanhal (PA) com 72,6 mm e Barcelos (AM) com 61,6 mm, e no Nordeste, Camaratuba (PB) com 53,8 mm e Natal (RN) com 66,0 mm.
  • Nas demais áreas, os volumes variaram entre 10 e 40 mm.
  • Volumes inferiores a 10 mm foram registrados no Tocantins, centro-sul do Maranhão, oeste da Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Região Sul.
  • A maior parte das regiões central, sudeste e sul do país não teve eventos de chuva.
  • No interior nordestino, localidades como o sul do Maranhão, parte central do Piauí e oeste da Bahia registraram chuvas abaixo de 3 mm.
  • Na Região Sudeste, os maiores acumulados ocorreram no Espírito Santo, principalmente na região costeira do sul do estado, com Santa Teresa (ES) registrando 43,4 mm. No estado de São Paulo, porções central, sul e oeste de Minas Gerais, e centro-sul do Rio de Janeiro, os totais de chuva foram abaixo de 1 mm.
  • Nas Regiões Centro-Oeste e Sul, predominaram volumes de chuva abaixo de 5 mm. Algumas estações registraram valores muito baixos, como Caçapava do Sul (RS) com 1,8 mm e Bento Gonçalves (RS) com 0,8 mm.

Temperatura Observada:

  • Temperaturas máximas mais elevadas (>34°C) foram observadas nas Regiões Norte e Nordeste, especialmente no Tocantins, sudeste do Pará, Maranhão e sul do Amazonas. São Félix do Xingu (PA) atingiu 37,0°C.
  • Por outro lado, temperaturas abaixo de 18°C foram registradas na Região Sul, centro-sul de São Paulo, região serrana do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
  • As temperaturas mínimas diárias permaneceram acima de 20°C no norte das regiões Norte e Nordeste.
  • No centro-sul do Brasil, os valores ficaram abaixo de 18°C. No dia 9 de julho, houve declínio acentuado das temperaturas mínimas, especialmente na Região Sul e nas áreas serranas da Região Sudeste, com registros abaixo de 10°C e ocorrência de geadas de intensidade fraca no Rio Grande do Sul. Estações como Vacaria (RS) e Lages (SC) registraram mínimas de –0,7°C e 2,1°C, respectivamente. No Sudeste, Nova Friburgo (RJ) e Rancharia (SP) registraram 1,3°C e 2,4°C, respectivamente. Mínimas abaixo de 12°C também ocorreram no sudoeste da Bahia e sul do Tocantins.

O Inmet reforça a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e os avisos meteorológicos especiais, o Informativo Meteorológico 26/2025 está disponível no portal.inmet.gov.br e redes sociais.

 

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *