A construção civil é um dos setores mais ativos de Vitória da Conquista, mas também está entre os que mais geram resíduos e impactos ambientais. Para reduzir o descarte irregular de entulhos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), mantém 10 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o recebimento de pequenas quantidades de restos de obras.
Os PEVs permitem o descarte gratuito de até dois metros cúbicos de resíduos por pessoa – volume equivalente a uma carroça ou à caçamba de uma picape. O material depositado nos locais é encaminhado ao Aterro Sanitário Municipal. Quando a quantidade de resíduos ultrapassa 2m³, a responsabilidade pela destinação passa a ser do próprio gerador.
De acordo com a Sesep, são recolhidas cerca de 700 toneladas de entulhos por mês, com picos que chegam a 1.300 toneladas. O coordenador de Limpeza Pública, Thiago Lélis, ressalta que os PEVs foram criados para atender cidadãos que realizam pequenas reformas e reformas domésticas. “Sem esses pontos, muitos acabavam jogando o material em locais inadequados”, explica.
A legislação brasileira sobre o manejo de Resíduos da Construção Civil (RCC) é baseada na Resolução Conama 307/2002 e na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).
Localização dos PEVs:
- Senhorinha Cairo – Av. Imperial com Av. Botafogo;
- Aparecida – Av. Presidente Dutra, Bairro Aparecida;
- Jurema – Av. Presidente Dutra, Bairro Jurema;
- Santa Helena – Nos fundos do antigo aeroporto, 7 Campos;
- Bem Querer – Rua José Pereira de Oliveira, fundos do Residencial Dona Olívia;
- Santa Cecília – Rua Antônio Fernandes, fundos do Colégio Lícia Pedral;
- Vila América – Rua Vladimir Herzog com Av. E, fundos do Residencial Greenvillee;
- Urbis 6 – Av. Anel do Contorno, esquina com BA-263;
- Moinho Sudoeste – Av. Brumado, em frente ao Moinho Sudoeste, bairro Urbis 4;
- Campo do Vila – Rua N, Bairro Comveima 1.