O Brasil está sediando neste final de semana a RoboCup 2025, um dos maiores campeonatos de robótica e inteligência artificial do mundo. O evento reúne representantes de 40 países em Salvador, onde competidores demonstram suas habilidades em diversas categorias.
De acordo com a Agência Brasil, a competição inclui profissionais e estudantes que participam de ligas específicas. Nessas ligas, os robôs são testados em atividades como operações industriais, resgate de vítimas, tarefas domésticas, educação de crianças e adolescentes, além de drones que executam tarefas autônomas.
Parte da equipe brasileira é composta por estudantes do Serviço Social da Indústria (Sesi). Seis equipes estão competindo em quatro categorias distintas. Os alunos desenvolveram robôs para dançar e realizar performances artísticas, simular resgates em labirintos e jogar futebol.
Durante as partidas, uma bola que emite sinal infravermelho é utilizada, permitindo que os estudantes implementem estratégias de jogo em tempo real com o auxílio de inteligência artificial.
Organização e histórico
O evento, que termina nesta segunda-feira, 21 de julho, foi organizado em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e o Centro Universitário FEI, de São Bernardo do Campo (SP). A RoboCup foi criada em 1997 com o objetivo de promover o avanço da inteligência artificial.