De acordo com a Petrobras, os preços de venda da molécula de gás para distribuidoras terão uma redução média de 14% a partir de 1º de agosto de 2025.
Essa atualização nos contratos reflete as oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio R$/US$. No trimestre iniciado em agosto, o Brent caiu 11%, enquanto o câmbio apreciou 3,2%, resultando em uma redução no valor em reais para conversão em dólar.
A Petrobras destacou que as variações nos preços dependem dos produtos contratados com cada distribuidora. Além disso, os mecanismos de prêmios por performance e incentivo à demanda, introduzidos em 2024, podem ampliar a redução no preço da molécula.
Desde dezembro de 2022, o preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula uma queda de 32%, podendo atingir mais de 33% com a aplicação integral dos prêmios.
Impacto no preço final ao consumidor
A companhia ressaltou que o preço final do gás natural ao consumidor não depende apenas do preço de venda da molécula. Outros fatores incluem o custo de transporte até a distribuidora, o portfólio de suprimento, margens de lucro, e tributos federais e estaduais.
A Naturgy, concessionária de gás do Rio de Janeiro, informou que a redução nas tarifas, a partir de 1º de agosto, beneficiará cerca de 1 milhão de clientes nos mercados residencial, comercial, industrial e de GNV. Para a região metropolitana do Rio (Ceg), a queda média será de 1,39% para o segmento residencial, 1,45% para o comercial, 3,73% para postos de GNV e 3,47% para indústrias.
Já para os clientes do interior do estado (Ceg Rio), a redução será de 3,50% para residencial, 4,07% para comercial, 7,27% para postos de GNV e 5,56% para indústrias.
Economia com GNV
Segundo a Naturgy, o Rio de Janeiro lidera em GNV, com cerca de 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de 700 postos. Com as novas tarifas, o uso do GNV pode gerar economia de cerca de 50% em relação ao etanol e gasolina. Além disso, há um desconto de 62,5% no IPVA para quem opta pelo GNV.
Um carro popular percorre aproximadamente 14 km com 1 m³ de GNV, comparado a 7 km com 1 litro de etanol e 10 km com 1 litro de gasolina. O GNV também é mais sustentável, emitindo cerca de 25% menos dióxido de carbono do que a gasolina e o diesel.
A Naturgy oferece um Simulador de Economia em seu site, além de um aplicativo para celular que localiza postos de abastecimento e fornece dicas de segurança.