A partir desta quarta-feira, 6 de agosto, o centro histórico de Salvador será palco da nona edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô. O evento, que se estende até domingo, 10 de agosto, homenageia o dramaturgo Dias Gomes com a apresentação do espetáculo Os dias bem amados: vida e obra de um autor baiano, às 19h.
De acordo com a Agência Brasil, a expectativa é que cerca de 250 mil pessoas visitem os mais de 150 espaços públicos e privados no Centro Histórico de Salvador, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo. A Flipelô, inicialmente criada para preservar a memória do escritor Jorge Amado, tornou-se um evento cultural abrangente, integrando literatura, música, teatro, artes visuais e gastronomia.
Este ano, a programação inclui 352 escritores nacionais e oito internacionais, entre eles o marfinense Armand Patrick Gbaka-Brédé, conhecido como GauZ. Ele participará de um evento na Casa Motiva, no sábado (11), às 11h.
Dias Gomes homenageado
Dias Gomes, autor de novelas como O Bem-Amado, Saramandaia e Roque Santeiro, será homenageado na Flipelô. Seu texto O Pagador de Promessas foi adaptado ao cinema e recebeu a Palma de Ouro em Cannes. Além da peça de abertura, a neta do escritor, Tatiana Dias Gomes, fará uma apresentação na Casa Motiva, na Vale do Dendê, no dia 9 de agosto.
Uma novidade desta edição é o Palco Flipelô, no Largo do Pelourinho, que promoverá bate-papos ao ar livre a partir das 17h. Na sexta-feira (8), o professor Luiz Antônio Simas falará sobre samba, e no sábado (9), o escritor Rafael Montes discutirá novelas, homenageando Dias Gomes.
A Flipelô também abordará questões ambientais com o projeto Delivery da Reciclagem, que visa promover a inclusão social de catadores e implementar a coleta seletiva no Centro Histórico. A Vila Literária, no Largo Tereza Batista, terá programação voltada ao público jovem, incluindo um concurso de cosplay. O Espaço Infantil Mabel Velloso, na Praça das Artes, contará com a presença de Lázaro Ramos, Thalita Rebouças e Emília Nunez, vencedora do Prêmio Jabuti 2023.
O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Casa de Jorge Amado, com programação gratuita até domingo (10). Mais informações estão disponíveis no site oficial.