A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou o cadastro de produtores rurais no Garantia Safra 2025/2026, programa que assegura o pagamento de R$ 1.200 a agricultores que tenham perdas em lavouras de milho, feijão ou mandioca devido à estiagem ou irregularidade das chuvas.
O benefício é voltado para micro e pequenos produtores que cultivem entre cinco e seis hectares, possuam renda bruta mensal de até um salário mínimo e meio e estejam inscritos no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
O atendimento está sendo realizado na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), na Rua Catão Ferraz (s/n), das 8h às 14h e das 14h às 18h. Para se cadastrar, é necessário apresentar CPF e CAF ou a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa. A emissão do CAF também pode ser feita gratuitamente pela equipe da secretaria.
As inscrições estão disponíveis ainda em comunidades rurais, por meio do projeto Suas na Comunidade. Nesta segunda-feira, 18 de agosto, o atendimento ocorreu no Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paacs/Subprefeituras), em José Gonçalves. A ação será estendida aos distritos de Bate-Pé e Inhobim durante a semana.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, o programa representa mais uma alternativa de apoio aos agricultores da região. Já o coordenador de Agricultura Familiar da SMDR, Eduardo Castro, informou que os produtores cadastrados em 2024, que tiveram perdas comprovadas, devem receber o benefício entre o final de 2025 e janeiro de 2026. Os que realizarem a inscrição em 2025 estarão aptos ao recebimento no final de 2026.
Segundo a prefeitura, o objetivo do programa é garantir maior segurança financeira aos agricultores familiares da região, diante das condições climáticas adversas que afetam a produção agrícola no semiárido.