O Projeto Gen-t do Brasil está de volta a Salvador com a meta de incluir 5 mil novos voluntários na iniciativa que está construindo o maior banco genético da América Latina, com o mapeamento do DNA de 200 mil brasileiros.
As coletas acontecem na sede do Senai Cimatec, localizada em Piatã, com 80 vagas disponíveis por dia. Para participar, é necessário realizar o agendamento prévio pelo site do projeto.
Os voluntários doam uma amostra de sangue e passam a ter acesso, ao longo de cinco anos, a uma série de exames gratuitos, entre eles: Hemograma completo e contagem de plaquetas; Avaliação do colesterol total e frações; Exames para diabetes; Aferição da pressão arterial e frequência cardíaca; Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e Medição da circunferência abdominal.
No terceiro ano de participação, cada voluntário recebe seu mapa de ancestralidade genética, com informações detalhadas sobre os continentes e países de origem de seus ancestrais, tanto em nível global quanto subcontinental.
Para se inscrever, é preciso: Ser brasileiro nato ou naturalizado; ter 18 anos ou mais; saber ler e escrever; apresentar documento com foto e CPF e agendar a coleta por meio do site oficial do projeto
Os resultados dos exames são enviados em até quatro dias úteis, por e-mail, WhatsApp ou SMS, conforme a preferência do participante.