FOTO: REPRODUÇÃO | OLIMPÍADA LATINO-AMERICANA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA
Equipes brasileiras são premiadas em Olimpíada de Astronomia

Equipes brasileiras são premiadas em Olimpíada de Astronomia

Anúncio

De acordo com a Agência Brasil, dez estudantes brasileiros conquistaram medalhas na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), realizada entre 1º e 7 de setembro no Rio de Janeiro e em Barra do Piraí (RJ).

O evento contou com a participação de 14 países, reunindo 74 estudantes, 26 líderes e co-líderes, além de 15 observadores. Os brasileiros obtiveram nove medalhas de ouro e uma de prata.

Durante a competição, os alunos enfrentaram desafios que testaram seus conhecimentos em astronomia e astronáutica. As atividades incluíram provas em planetário, observações com luneta e telescópio, exames teóricos, além da construção e lançamento de foguetes de garrafa PET.

As delegações também realizaram uma visita ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) em Itajubá (MG).

Os estudantes que conquistaram medalhas de ouro foram Felipe Maia Silva, Filipe Ya Hu Dai Lima, Lucas Praça Oliveira, Isabela Xavier de Miranda, Luís Fernando de Oliveira Souza, Eyke Cardoso de Souza Torres, Guilherme Waiandt Moraes, Gustavo Globig Farina e Larissa França Souza. A medalha de prata foi conquistada por João Victor Evers Cordeiro, todos de Fortaleza (CE), exceto Isabela, do Rio de Janeiro (RJ), Luís Fernando, de Cassilândia (MS), Eyke, de Ourilândia do Norte (PA), e Larissa, de Goiânia (GO).

Os estudantes foram selecionados entre os 50 melhores participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2024. As medalhas foram conquistadas tanto em premiações em grupo, como na melhor prova teórica e de foguetes, quanto em premiações individuais, com destaque para a melhor prova observacional e teórica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *