FOTO: REPRODUÇÃO | ASCOM SECULT
Festival Zona Mundi começa nesta quarta em Salvador com cinco dias de eventos

Festival Zona Mundi começa nesta quarta em Salvador com cinco dias de eventos

Anúncio

Salvador se prepara para receber, a partir desta quarta-feira, 10 de setembro, até domingo (14), a 10ª edição do Festival Zona Mundi, que chega para celebrar uma década de arte, música, tecnologia e formação.

O evento, que tem a Fundação Gregório de Mattos (FGM) como patrocinadora, ocupará diferentes espaços culturais da cidade, conectando a cena local com expressões artísticas de diversas partes do mundo, reafirmando a cidade como ponto de encontro de tradições, experimentações e diálogos globais.

O festival ganha este ano a conotação de ocupação, transitando da cidade alta à cidade baixa. Serão cinco dias de intensa programação, com 21 artistas e 12 players envolvidos em performances e espaços de networking. A proposta é dinamizar a cidade, reforçando sua posição como centro de inovação cultural.

Entre os destaques estão o encontro do Circuito Petrobras de Festivais, painéis voltados para a economia criativa e para as Cidades da Música reconhecidas pela Unesco, além de shows. As atividades acontecem no Cinema do Museu, Complexo Cultural da Barroquinha, nos largos Teresa Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro d’Água (todos no Pelourinho) e no Trapiche Barnabé.

De acordo com o curador e diretor do festival, Vince Athayde, essa edição tem um significado especial. “Nada melhor do que comemorar 10 anos dinamizando a cidade que nos devolve tanto. As expectativas são as melhores possíveis. Tentaremos criar a melhor experiência para o público e para os agentes culturais. O Zona Mundi merece. São muitos anos construindo a marca do festival, e Salvador merece por ser uma das mecas da musicalidade”, destacou.

De acordo a ascom da Prefeitura de Salvador, o festival tem como diferencial o intercâmbio artístico internacional que, desde 2018, tem fortalecido a relação da Bahia com o mundo. Além de artistas de Guiné-Bissau e Angola, a programação conta com atividades de troca tecnológica com representantes do Brasil, Portugal e Colômbia.

O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, reforçou o papel da instituição em dar suporte a iniciativas que fortalecem a identidade cultural da cidade. “Apoiar o Zona Mundi é reafirmar o compromisso da FGM com a inovação, diversidade e circulação de ideias. Salvador é palco natural de encontros criativos, e este festival representa com muita força esse espírito de conexão.”

A programação completa do Festival Zona Mundi pode ser acessada no site da FGM. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *