Foto: Reprodução
Prefeitura de Guanambi estabelece ponto facultativo na sexta-feira após feriado de emancipação na quinta

Servidor da Prefeitura de Guanambi é suspeito de desviar cerca de R$ 600 mil da Assistência Social

Anúncio

O prefeito de Guanambi, Nal Azevedo (Avante), afirmou nesta quinta-feira, 11 de setembro, que o servidor Tiago Francisco Castro de Souza, 37 anos, está foragido da Justiça sob suspeita de desvio de cerca de R$ 600 mil dos cofres públicos.

De acordo com a Prefeitura, a Justiça Estadual decretou a prisão do servidor. O valor total desviado está sendo apurado, pois a prática criminosa tinha alguns anos de execução. Também foi decretado o bloqueio das contas bancárias.

Segundo apuração do Portal Folha do Vale, o esquema consistia na clonagem de processos de pagamento, com parte dos valores sendo direcionada para uma conta em nome do servidor. O prefeito disse ter tomado conhecimento do caso em 3 de setembro, por volta das 12h, quando determinou a exoneração do cargo comissionado ocupado por Tiago — concursado desde 2016 e nomeado tesoureiro na Secretaria de Assistência Social desde 2021.

Em 5 de setembro, a Prefeitura registrou boletim de ocorrência na Delegacia Territorial e comunicou o caso ao Ministério Público; um mandado de prisão foi expedido e o suspeito permanece foragido. De acordo com o prefeito, aeroportos e fronteiras foram notificados para evitar fuga do país.

O prefeito afirmou ainda que outros casos em secretarias estão sob apuração e defendeu tolerância zero a desvios. Questionado sobre eventual ciência prévia do caso “há cerca de 60 dias”, disse que só foi informado em 3 de setembro e que adotou as medidas administrativas naquele mesmo dia. O valor exato do prejuízo ainda está em apuração.

Em nota oficial, a Secretaria de Assistência Social informou que, ao identificar possíveis condutas ilegais de um servidor do setor contábil, comunicou imediatamente ao prefeito, resultando na exoneração do cargo comissionado.

A Prefeitura instaurou sindicância para apuração administrativa e formalizou comunicação ao Ministério Público Estadual. A gestão afirma que outras providências foram adotadas para auxiliar a investigação e que informações adicionais permanecem sob sigilo em razão das medidas legais em curso.

 

Dia 5/9, após averiguação minuciosa dos fatos administrativos irregulares, foi prestado Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e no dia 9/9, foi feito uma denúncia ao Ministério Público local, e de imediato, a justiça decretou a prisão e bloqueio de contas do servidor, além de comunicado para sistemas de aeroportos, para impedir a fuga do acusado.

Esquema criminoso é o terceiro descoberto pela atual gestão.

Ao longo dos últimos meses, a Prefeitura de Guanambi na sua atual gestão, já desbaratou uma série de esquemas criminosos de desvio de verbas ou dilapidação do patrimônio público municipal, como a grilagem de terras e centenas de lotes, cuja investigação será remetida ao Ministério Público local, para punição dos envolvidos. Uma outra investigação de desvio de recursos em outra pasta, que também existe há vários anos, está sendo minuciosamente apurado e em breve a gestão municipal prestará contas com a população e autoridades e tornará público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *