A 13ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) abriu as inscrições, ate 22 de setembro, para para escritores, quadrinistas, cordelistas e ilustradores independentes de todo o Brasil. O evento acontece entre os dias 23 e 26 de outubro.
Ao todo, serão selecionadas 20 pessoas para lançamentos literários, sessões de autógrafos e exposições que integram a programação oficial do Espaço Casa dos/das Autores e Autoras Baianas, no dia 24 de outubro. O resultado será divulgado em 5 de outubro.
Podem participar residentes de qualquer parte do Brasil. O processo inclui quatro etapas: inscrição, seleção, divulgação do resultado e execução (lançamento/autógrafos). Além dos 20 escolhidos, outros cinco projetos ficarão como suplentes, seguindo a ordem de classificação prevista no edital. Todos os selecionados receberão certificado de participação na FLICA 2025, que este ano tem como tema “Ler é Massa!”.
A FLICA garante ampla participação, com reserva de vagas para grupos específicos: 10% para pessoas com deficiência (PCD), 10% para negros (as) e 5% para indígenas.
Devido a reformas na Estação Ferroviária de Cachoeira, o Espaço Casa dos/das Autores e Autoras Baianas passará a funcionar no Espaço Clube da Fraternidade.
“Esperamos a presença de todos, porque precisamos prestigiar os nossos novos autores, que enveredam por esse caminho da literatura e que, quem sabe, em breve, vão se constituir em mais artistas de sucesso em uma das palestras ou mesas das próximas edições da Flica”, declara Dinalva Melo Nascimento, curadora do espaço.
Nos quatro dias de evento, mais de 60 autores nacionais e internacionais se reunirão para democratizar o acesso à leitura e estimular a formação de novos leitores. Com entrada gratuita, a programação inclui debates, mesas de bate-papo, lançamentos de livros, contação de histórias, espetáculos, shows musicais e muito mais.
Nesta edição, os principais espaços são a Tenda Paraguaçu, Fliquinha e Geração Flica, além dos palcos Raízes e Ritmos, que recebem atrações artísticas diversas. Todas as atividades são de classificação etária livre e contam com acessibilidade, tradução em Libras e audiodescrição. A curadoria é formada por Wesley Correia, Emília Nuñez, Deco Lipe e Linnoy Nonato.
A 13ª edição da FLICA tem patrocínio do Governo do Estado, através do FazCultura, Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), Caixa e Governo Federal. É contemplada pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada da SecultBA, e da Secretaria Estadual de Educação (SEC).
Conta com o apoio da EMBASA e ACELEN. A realização é da SCHOMMER, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeira e LDM (livraria oficial do evento).
O edital completo está disponível em www.flica.com.br.