A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras abriu, nesta quarta-feira, 10 de setembro, a Semana do Cerrado 2025. Com o tema “Cerrado Vivo, Rio Limpo: nossa atitude faz a diferença”, a programação teve início no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha e contou com a participação inédita de alunos da zona rural em atividades voltadas para a preservação do bioma e dos recursos hídricos da região.
A cerimônia de abertura reuniu o secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior; a subsecretária Marisa Costa; o secretário de Educação, Jeferson Barbosa; o vereador Valdimiro José; além de professores e equipes técnicas das secretarias envolvidas.
Durante o evento, Demósthenes Júnior ressaltou a importância de trabalhar a conscientização ambiental desde cedo.
– Nada mais significativo do que trazer essa reflexão para as crianças, que podem ser multiplicadoras de novas práticas. O Cerrado baiano abriga a maior bacia hidrográfica do estado, e isso reforça a necessidade de ações como recuperação de nascentes e projetos de conservação de água e solo, destacou.
Gincana ecológica mobilizou cerca de 200 alunos
A primeira atividade da Semana do Cerrado foi a Gincana Ecológica, que reuniu aproximadamente 200 estudantes da educação infantil e do ensino fundamental I. Participaram alunos de nove escolas municipais da zona rural, entre elas Sagrado Coração de Maria (Alto da Bela Vista), Santo Antônio (Tabua) e Domingos Mármore (Liberdade).
Divididos em três equipes, Sementes da Vida (azul), Guardiões do Cerrado (verde) e Protetores do Cerrado (branca), os alunos competiram em provas como recolhimento de sementes, coleta de tampinhas e lacres, atividades de reciclagem, desfile com roupas reaproveitadas e até a elaboração de uma reportagem sobre preservação ambiental.
Para o secretário de Educação, Jeferson Barbosa, o envolvimento das escolas do campo reforça a importância da iniciativa.
– Esta é a primeira atividade realizada na sede que envolve exclusivamente alunos da zona rural em uma temática tão fundamental. Essas crianças vivem no Cerrado, e compreender a preservação tem um valor ainda maior, afirmou.
Programação segue até sábado
A Semana do Cerrado tem apoio da Embasa, Aiba, Apolo Energia, 17º Grupamento de Bombeiros Militares e da Secretaria de Educação.
A programação segue até sábado (13). Nesta quinta-feira (11), será realizada a oficina “Do Cerrado para o Futuro: Sementes, vida e energia”, no Parque Engenheiro Geraldo Rocha.
Na sexta-feira (12), haverá o início da recuperação de nascente no povoado do Tatu. O encerramento será no sábado, com um mutirão de limpeza do Rio Grande, das 8h às 12h, na Orla do Cais.