Ventos têm trazido nuvens para a região deste a semana passada
Tempo nublado nuvens guanambi

Avanço de frente fria marca chegada da primavera no Centro-Sul do país

Anúncio

A chegada da primavera de 2025, que se inicia no dia 22 de setembro às 15h (horário de Brasília), virá com mudanças significativas nas condições de tempo de grande parte do Brasil. Isso porque, entre os dias 20 (sábado) e 24 (quarta-feira), ocorrerá o avanço de uma intensa frente fria sobre as Regiões Sul, Sudeste e partes do Centro-oeste e Norte, que trará temporais intensos e na sequência, uma massa de ar frio o seco, provocará o declínio acentuados das temperaturas do ar, causando inclusive geada no Sul e friagem na região Norte.

Inicialmente, os temporais devem atingir áreas do Rio Grande do Sul no sábado (20). No domingo (21), com o avanço da frente fria, as áreas de instabilidade se propagaram por toda a Região Sul e, também, por chegaram em áreas do Mato Grosso do Sul, podendo atingir o extremo sul e sudoeste de São Paulo no final do dia.

Na segunda-feira (22), a frente fria deve chegar ao Sudeste, avançando também pelos estados do Centro-Oeste, onde provocará temporais, podendo chegar ao sudoeste da Amazônia.

Na Região Sul, os temporais de sábado e domingo (dias 20 e 21), poderem ser fortes, acompanhados de descargas elétricas, rajadas de vento e não se descarta queda de grazino e acumulados significativos de chuva, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

A partir de segunda (dia 22), é a vez do frio ganhar destaque no Rio Grande do Sul, onde os declínios de temperatura deveram ser expressivos; com o deslocamento da massa de ar frio ao longo da próxima semana (22 a 24), a queda da temperatura do ar ocorrerá também nas demais áreas do Centro-sul e até do Norte, onde o fenômeno é conhecido com Friagem.

É importante destacar que, as previsões de tempo e os eventuais avisos meteorológicos que venham a ser emitidos, sofrem atualizações diárias. Logo, orientamos o acompanhamento das atualizações diárias no portal do INMET e nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *