Foto: Reprodução
IF Baiano realiza primeiro Campeonato de Foguetes na Bahia

IF Baiano realiza primeiro Campeonato de Foguetes na Bahia

Anúncio

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) promoveu, nesta quarta-feira, 17 de setembro, o 1º Campeonato de Lançamento de Foguetes, dentro da programação do IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (IV CEPEX).

O evento, inédito entre instituições e universidades da Bahia, aconteceu na Fazenda Ipanema, em Santo Estêvão, reunindo 24 participantes distribuídos em equipes de oito campi do instituto.

Cada grupo foi formado por dois alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e um professor responsável. Antes da disputa, os competidores tiveram o desafio de construir seus próprios foguetes e bases de lançamento, utilizando materiais de baixo custo, como garrafas PET e canos de PVC. Os protótipos deveriam ser impulsionados pela reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio.

Segundo o professor Josenilton Sousa, da comissão organizadora, a iniciativa foi inspirada na Olimpíada Brasileira de Foguetes, da qual o IF Baiano já participa com bons resultados. “Os campi do IF Baiano já participaram e continuam participando dessas olimpíadas a nível nacional, obtendo bons resultados”, destacou.

Critérios e premiação

As equipes foram avaliadas pelo alcance máximo dos foguetes durante os lançamentos. As três melhores colocadas receberão premiação nesta quinta-feira (18), durante a cerimônia de encerramento do IV CEPEX.

Ciência de forma prática e integrada

O campeonato tem como objetivo popularizar a Astronomia e a Astronáutica entre os estudantes, despertando o interesse pela ciência por meio da prática e da experimentação. Além de estimular a criatividade, a atividade permite trabalhar conteúdos de diversas disciplinas.

“Os estudantes aprendem conceitos de matemática, física, química e até história. É uma experiência didática e lúdica que transforma teoria em prática”, explicou Sousa.

Para o estudante Jonathan Santos, do Campus Serrinha, a vivência foi enriquecedora. “Aprendemos sobre química e, antes de fazer o foguete, estudamos lançamento oblíquo. Foi um projeto que ajudou a gente a melhorar o nosso conhecimento”, afirmou.

Já o professor Francisco Neto, do Campus Catu, destacou o entusiasmo dos alunos: “Eles gostam muito de construir o foguete, lançar e tentar superar as próprias marcas. Isso tem impactado tanto os estudantes que fazem a atividade como parte da avaliação quanto os que voltam em outros anos para ajudar os novatos”.

Além do aspecto educacional, a competição também reforça a integração entre os campi do IF Baiano. “A ideia foi justamente promover um espaço de troca de experiências entre estudantes e professores, fortalecendo a participação do instituto em eventos nacionais”, acrescentou Neto.

Organização

O Campeonato de Lançamento de Foguetes foi coordenado pelos professores Josenilton Sousa (Campus Guanambi), Francisco Neto (Campus Catu) e Renato Batista (Campus Valença), com apoio da Pró-reitoria de Pesquisa do IF Baiano (Propes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *