Com a chegada da primavera, os parques estaduais urbanos da Bahia se tornam ainda mais atrativos. Em Salvador, o Parque de Pituaçu, o Parque do Abaeté e o Parque São Bartolomeu ganham destaque como espaços de lazer, educação ambiental e contato com a natureza.
Localizado dentro da APA Bacia do Cobre/São Bartolomeu, o Parque São Bartolomeu abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da capital e é uma importante reserva hídrica. Com paisagens que incluem rios, manguezais, cascatas e a represa do Cobre, o parque revela toda a beleza da estação e reforça o valor ecológico, histórico e espiritual da área.
Segundo o Inema, que faz a gestão ambiental da APA, a primavera é um convite à preservação. “É tempo de florescer, colorir e renovar, abrindo portas para o religar com a natureza”, destaca Adriana Castro, bióloga do Instituto.
Como parte das ações de educação ambiental, estudantes do Colégio Estadual Raymundo de Almeida Gouveia visitaram o Parque São Bartolomeu, nesta segunda-feira, 22 de setembro. A iniciativa permitiu que os jovens conhecessem a biodiversidade local e refletissem sobre a importância das Unidades de Conservação.
Durante a visita, os alunos também participaram de atividades artísticas e criaram obras inspiradas na natureza, que farão parte de um portfólio coletivo digital.
O Parque do Abaeté, em Itapuã, passou por uma requalificação com investimentos de R$ 5,5 milhões, com melhorias como reforma da Casa da Música, modernização do posto policial, sistema de captação de águas pluviais e energia solar.
O Inema também administra outros parques estaduais de destaque, como o da Serra do Conduru (Ilhéus), Sete Passagens (Miguel Calmon) e Morro do Chapéu (Chapada Diamantina), reforçando o compromisso com a conservação ambiental em todo o estado.