Nos dias 24 e 25 de setembro, a população de Irecê terá acesso a serviços gratuitos durante a Caravana de Direitos Humanos, promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), em parceria com o projeto PGJ-Itinerante do MP-BA. O atendimento será realizado das 9h às 16h, na sede do Ministério Público e nas escolas Colégio Estadual Dária Dourado Lopes e Colégio Municipal Odete Nunes Dourado.
A ação oferece emissão de documentos como ID Jovem, CIPTEA (Cadastro de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista), Título de Eleitor, Passe Livre e Cadastro do(a) Agricultor(a) Familiar. Também serão disponibilizados serviços de saúde, CadÚnico e retificação de prenome e gênero.
Para a maioria dos atendimentos, basta apresentar documento oficial com foto e CPF, mas alguns serviços exigem documentação complementar, como laudo médico e comprovante de residência ou renda.
Além dos serviços, a Caravana contará com feira de artesanato organizada pelo Cesol-Irecê e ações formativas, como cine-debates e rodas de conversa sobre direitos LGBT, que serão realizadas pelo CPDD da Coordenação de Políticas LGBT da SJDH.
A programação inclui ainda iniciativas voltadas aos direitos das mulheres, com exames de DNA gratuitos, reconhecimento espontâneo de paternidade, acordos de pensão alimentícia e atendimento pelo Balcão do Observatório de Combate à Violência e ao Feminicídio. O Balcão do CredMulher também estará presente, apoiando empreendedoras com microcrédito.
Na tarde de 25 de setembro, a Caravana participa do encerramento do Setembro Verde, com roda de conversa sobre combate ao capacitismo e direitos das pessoas com deficiência, na área verde da Secretaria Municipal de Educação.
Entre os órgãos parceiros estão Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria de Relações Institucionais, Ministério Público e secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Agricultura e Mulher e Cidadania.
Em 2025, a Caravana já passou por 18 municípios, realizando mais de 25 mil atendimentos para cerca de 15 mil pessoas.