Foto: Reprodução
Agendamento para mamografias gratuitas começa nesta quarta-feira

Agendamento para mamografias gratuitas começa nesta quarta-feira

Anúncio

Mulheres baianas já podem garantir atendimento gratuito para exames de mamografia, dentro da campanha Outubro Rosa 2025. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, vai disponibilizar 40 mil exames em Salvador e no interior, com o objetivo de reforçar o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O agendamento teve início nesta quarta-feira, 24 de setembro, a partir das 6h, pelo site oficial do Governo da Bahia. Para quem não tem acesso à internet, pontos de apoio funcionam nas estações de metrô da Lapa, Mussurunga e Pirajá, entre os dias 24 e 26 de setembro, das 7h às 17h. As vagas serão abertas de forma escalonada para facilitar o acesso.

Como será o atendimento

Em Salvador, os exames acontecerão em carretas móveis distribuídas por diversos bairros, como Nazaré, Cajazeiras, Brotas, Cabula, Pau da Lima, Bonfim, Piatã e também no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Cada unidade terá capacidade para até 154 exames por dia.

Já no interior, as 24 Policlínicas Regionais serão responsáveis pelo atendimento em cidades como Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Barreiras, Jequié, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Irecê, entre outras. Nesse caso, o agendamento deve ser feito diretamente com as secretarias municipais de Saúde.

Além disso, estão previstos mutirões nos dias 11 e 25 de outubro, no Centro Estadual de Oncologia (Cican), em Salvador, e nos hospitais gerais de Vitória da Conquista, Jequié e Guanambi. Cada unidade ofertará 40 vagas extras por sábado.

Público-alvo

Os exames são voltados principalmente para mulheres com idades entre 40 e 69 anos, faixa etária considerada prioritária para o rastreamento da doença.

Importância da prevenção

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. Apenas na Bahia, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 4.230 novos casos em 2025. Médicos reforçam que, quando descoberto em estágio inicial, as chances de cura podem ultrapassar 90%.

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *