A Prefeitura de Guanambi firmou, nesta quarta-feira, 24 de setembro, uma parceria com a ExpoCenter, a Associação Guanambiense do Agronegócio (AG Agro) e o Sindicato de Produtores Rurais para a realização da Exposição Agropecuária 2026.
O evento será sediado no novo Parque de Exposições, atualmente em construção. A última edição do evento foi em 2017, realizada pela Cooperativa Agropecuária de Guanambi (Coopag) no antigo Parque de Exposições.
Segundo o diretor da AG Agro, Rubens Donato, a união das entidades tem o objetivo de fortalecer o agronegócio e impulsionar a economia regional. “Juntos, vamos promover a Exposição Agropecuária, fortalecendo o agronegócio e impulsionando a economia e o desenvolvimento da nossa região. A cidade pode ter certeza que vem muita coisa boa por aí”, destacou.
O novo Parque de Exposições está sendo erguido em uma área de 80 mil m², sendo 50 mil m² destinados à parte interna.
A estrutura contará com Centro de Convenções com capacidade para três mil pessoas, espaço para grandes shows, área para leilões, baias para animais, praça de alimentação e estacionamento para mais de dois mil veículos. O espaço também terá instalações voltadas para feiras e outros eventos de grande porte.
A previsão é que a Exposição Agropecuária 2026 marque a inauguração oficial do novo parque, consolidando Guanambi como polo regional do agronegócio e de grandes eventos.
Agricultura familiar e apoio federal
No mês passado, o secretário municipal de Agricultura, Vanderlei Florêncio, visitou as obras do parque a convite do empresário Roberto Maia. Ele afirmou que o município vai assegurar a participação da agricultura familiar na programação. “Teremos um evento grandioso, no formato que vai contemplar o agro e muitos outros setores”, disse.
A articulação para o evento também chegou a Brasília. Com intermédio do deputado federal Arthur Maia, representantes da organização se reuniram com o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, e com o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion. O encontro ampliou o apoio federal e nacional à iniciativa.