Pesquisadores mestres e doutores vinculados a Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) da Bahia ganharam mais tempo para participar da quarta edição do edital Ciência na Mesa. O prazo de inscrições foi prorrogado e agora vai até o dia 22 de outubro de 2025, por meio do site oficial da iniciativa.
O programa vai destinar mais de R$ 6,3 milhões a projetos que unam ciência, inovação e comunicação no enfrentamento da insegurança alimentar. Cada proposta poderá receber até R$ 600 mil, com execução prevista em até 24 meses. Além do financiamento das ações principais, também haverá recursos para avaliação, divulgação científica e realização de eventos.
O edital estimula a criação de soluções criativas e acessíveis, como podcasts, vídeos, jogos, cartilhas, oficinas, aplicativos, peças teatrais e exposições de cordel. A proposta reconhece a comunicação como ferramenta estratégica para fortalecer a agricultura familiar, garantir segurança alimentar, promover justiça climática e acelerar a transição agroecológica no estado.
Coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Ciência na Mesa conta ainda com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Casa Civil.