Uma adolescente, estudante do Colégio Estadual de Tempo Integral Jorge Amado, em Iuiú, na Região de Guanambi, relatou ter sofrido uma crise de respiração/ansiedade durante o período escolar e acusa um professor de ter arremessado baldes de água sobre ela enquanto passava mal.
O caso teria ocorrido nesta quinta-feira, 25 de setembro, nas dependências da instituição de ensino, diante de colegas e funcionários.
Segundo o depoimento, a aluna afirmou que começou a sentir falta de ar e foi amparada por colegas, que a retiraram do banheiro e a levaram para um local com mais ventilação. “Eu não aguentava respirar… eu estava me contorcendo”, disse.
Ainda conforme a estudante, um professor se aproximou e duvidou do mal-estar. “Ele falou: ‘isso aí é fingimento’”, narra. Em seguida, teria ido até a caixa d’água, enchido um balde e jogado água duas vezes: “Ele jogou água em nós e depois voltou, colocou mais um balde cheio d’água e jogou sobre mim”.
A estudante contou que, após o episódio, procurou atendimento médico e recebeu medicação. Ela critica a conduta do docente e a ausência de intervenção de outros servidores que, segundo afirma, presenciaram a cena. “Estava todo mundo lá e ninguém fez nada”, declarou, agradecendo às amigas que a auxiliaram.
A Agência Sertão solicitou posicionamento ao Colégio Estadual Jorge Amado. A instituição confirmou o fatio e disse que as providências perante ao ocorrido estão sendo encaminhadas ao Núcleo Territorial de Educação (NTE 13) em Caetité, órgão que coordena as escolas estaduais da região.