Cinco projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual da Bahia conquistaram o primeiro lugar em suas categorias durante a Feria Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación (FICTIMC), encerrada na última quinta-feira, 25 de setembro, no Master College, em Valledupar, na Colômbia.
As equipes são dos municípios de Catu, Serrinha e Santa Bárbara e receberam credenciais para representar o Brasil em novas competições internacionais.
Projetos premiados em Santa Bárbara
O Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, em Santa Bárbara, foi destaque com dois projetos orientados pela professora Hevelynn Franco Martins. As estudantes Cauane Beatriz dos Santos e Maiane Lima Carvalho apresentaram o “Pet Cat: petiscos nutritivos para gatos”, vencedor na categoria Ciências da Natureza, e o estudo “Desenvolvimento de bebidas fermentadas naturalmente do tipo kombucha utilizando distintos tipos de chás”, premiado em Saúde.
As pesquisas garantiram vaga na Exposemilleros Luque Capiata, que será realizada na Espanha em 2026. A professora Hevelynn recebeu menção honrosa, assim como os orientadores dos demais trabalhos premiados.
Reconhecimento em Catu
No município de Catu, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Pedro Ribeiro Pessoa venceu na categoria Gestão e Negócios com o projeto “Educação Profissional Integrada na Rede Pública Estadual da Bahia”, assinado pelos estudantes Cauan Eduardo e Letícia Santana, com orientação de Deivison Trindade. O grupo foi credenciado para a Feria de Investigación en el Ecuador, em 2026.
Ainda em Catu, os estudantes Guilherme Chagas Paiva e Thiago Santos Ferreira conquistaram o primeiro lugar na categoria Engenharia com o projeto “Biocimento: precast de papel e fibra de coco para pavimentação intertravada de calçadas”, orientado pelo professor Thales do Nascimento. A premiação garante participação na La Fiera de Investigación, em Dubai, em 2026.
Sustentabilidade em Serrinha
O CETEP Sisal, em Serrinha, também garantiu lugar de destaque. As estudantes Ana Clara Souza, Cleziane Vieira e Rafaela Carneiro, orientadas pela professora Istefany Lima, venceram na categoria Meio Ambiente com o projeto “Promovendo a educação sustentável no CETEP Sisal: semeando sustentabilidade”. O trabalho foi credenciado para a Feria de Investigación, na Argentina, em 2026.
Protagonismo baiano
Para a estudante Maiane Lima Carvalho, de Santa Bárbara, a experiência foi transformadora.
“Apresentar os projetos neste evento internacional ampliou horizontes e fortaleceu a confiança”, afirmou.
Segundo a professora Hevelynn Franco Martins, os resultados mostram o potencial dos estudantes do interior:
“O reconhecimento reforça a convicção de que vale a pena investir na pesquisa e impulsiona a buscar cada vez mais oportunidades”.
As conquistas confirmam a força da educação pública da Bahia em um cenário internacional, projetando jovens talentos em diferentes áreas do conhecimento, da saúde à engenharia, e reafirmando o papel da pesquisa como motor de transformação social.