O Governo do Brasil lançou, nesta quarta-feira, 1º de outubro, a Campanha Nacional de Multivacinação, destinada a crianças e adolescentes de até 15 anos.
A iniciativa ocorrerá de 6 a 31 de outubro em todo o país, com o Dia D de mobilização marcado para 18 de outubro, quando os postos de saúde estarão abertos para atender todas as famílias.
Mais de 6,8 milhões de doses foram distribuídas para a ação, que seguirá a estratégia de microplanejamento, permitindo que estados e municípios organizem a vacinação de acordo com a realidade de cada território. O Ministério da Saúde repassou R$ 150 milhões para apoiar as gestões locais na campanha.
Em coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que “todos os dias são dias de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, mas o Dia D é uma oportunidade estratégica para mobilizar as localidades com maior concentração de crianças e garantir que todas estejam protegidas”.
Prioridade para atualização vacinal
Durante a campanha, estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação 2025, incluindo imunizantes contra poliomielite, covid-19, sarampo, febre amarela e HPV. A iniciativa também dará atenção especial ao resgate de crianças e adolescentes que não receberam doses anteriores.
O sarampo receberá atenção reforçada, diante do aumento de casos na América do Norte, que concentra 99% das ocorrências no continente, somando cerca de 7 mil casos.
No Brasil, toda a população de 12 meses a 59 anos poderá se vacinar para prevenir a reintrodução da doença, especialmente pessoas que viajam para o exterior ou vivem em regiões de fronteira, como com a Bolívia.
Na faixa etária de 15 a 19 anos, a campanha também busca resgatar adolescentes não vacinados contra o HPV. O país alcançou avanços significativos: 82% de cobertura entre meninas de 9 a 14 anos e 67% entre meninos, muito acima da média global de 12% apontada pela OMS. A vacina protege contra diversos tipos de câncer, incluindo colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço.
Nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, a vacinação contra a febre amarela será intensificada, abrangendo pessoas de 9 meses a 59 anos.
Ferramentas digitais de acompanhamento
A campanha também contará com mobilização pelo aplicativo Meu SUS Digital, que enviará alertas a cerca de 40 milhões de usuários. A ferramenta permite aos pais e responsáveis acompanhar a situação vacinal das crianças e adolescentes, receber alertas de doses pendentes e atualizar informações em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Desde abril, quando a Caderneta Digital de Saúde da Criança foi lançada, já foram registrados 1,8 milhão de acessos.
Avanços na cobertura vacinal
O Brasil vem promovendo desde 2023 um esforço nacional de recuperação vacinal. Entre 2022 e 2024, a cobertura contra pólio, tríplice viral e vacina Penta apresentou crescimento expressivo. A primeira dose da tríplice viral subiu de 80,7% em 2022 para 95,7% em 2024, enquanto a segunda dose passou de 57,6% para 80,1% no mesmo período.
O ministério reforça que a manutenção de altas coberturas vacinais é essencial para proteger a população e evitar o retorno de doenças eliminadas no país, como poliomielite e sarampo.
