O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta meteorológico na cor amarelo, abrangendo áreas da Bahia.
Este alerta vigente engloba ao todo 23 municípios do estado e envolve regiões de outros 16 estados.
O aviso para Bahia indica possibilidade de ocorrência de chuvas intensas nas localidades afetadas.
(veja abaixo os detalhes e lista de municípios incluídos)Mapa de estações meteorológicas e alertas Inmet
Veja as condições observadas nas estações meteorológicas do Inmet mais próximas e os alertas vigentes para .
Alerta amarelo – Chuvas Intensas
O alerta amarelo para Chuvas Intensas é classificado como de perigo potencial. Ele vigora de 9h desta segunda-feira, 27 de abril, até até 23h do mesmo dia. Na Bahia, abrange 23 municípios.
O aviso indica possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). De acordo com o Inmet, essas condições representam baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Na Bahia, os municípios abrangidos localizam-se nas regiões Vale São-Franciscano da Bahia e Nordeste Baiano.
Recomendações: Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda); Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Previsão do Inema
Terça-feira (28/04/2026): O Escoamento de umidade transportado pelos ventos em direção à costa da Bahia favorece a variação de nebulosidade, com possibilidade de chuvas rápidas e pontuais ao longo do Litoral. Nas demais regiões do estado, a previsão é de predomínio de sol e calor ao longo do período.
Confira a previsão mais recente do Climatempo para a Região
Municípios sob alerta – Bahia
Abaré, Adustina, Antas, Casa Nova, Chorrochó, Cícero Dantas, Coronel João Sá, Curaçá, Fátima, Glória, Heliópolis, Itapicuru, Jandaíra, Jeremoabo, Macururé, Paripiranga, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Ribeira do Amparo, Rio Real, Rodelas, Santa Brígida e Sítio do Quinto.
