← Ver todos os reservatórios

Reservatório monitorado · ANA/SAR

Reservatório 25 de Março

Nível, monitoramento e dados hidrológicos de 25 de Março, em Pau dos Ferros (RN)

📍 Pau dos Ferros, RN Reservatórios do Nordeste Medição: 9 de setembro de 2026 Dado recente

Última medição disponível

Situação atual

9 de setembro de 2026
6,1%armazenamento

Representação visual do percentual informado na última medição.

Armazenamento6,1%Campo: SAR_PC_VOLUME
Nível94,32 mCota informada na medição
Volume armazenado0,29 hm³Milhões de metros cúbicos
Capacidade de referência4,722 hm³Não equivale necessariamente ao volume útil

Evolução

Variação recente e referência histórica

7 dias↓ -0,2 p.p.
1 ano↓ -6,6 p.p.
Posição na referência históricaPercentil 14,3Comparação com registros disponíveis para época semelhante.
Mediana histórica18,0%Referência histórica; não é uma normal climatológica.
Anos usados na comparação7Amostra disponível para a janela histórica.
Série disponível1999–2026960 registros

Leitura dos dados

Situação do reservatório

O reservatório 25 de Março é monitorado pelo Sistema de Acompanhamento de Reservatórios da ANA e está associado a Pau dos Ferros (RN), no curso d'água RIACHO CAJAZEIRAS, na bacia APODI/MOSSORÓ. Na base operacional, ele integra Reservatórios do Nordeste.

No último dado disponível, referente a 9 de setembro de 2026, o armazenamento estava em 6,1%. O nível informado era de 94,32 m. O volume armazenado informado era de 0,29 milhões de metros cúbicos. A capacidade de referência usada no conjunto operacional é de 4,722 milhões de metros cúbicos.

Em sete dias, recuou 0,2 pontos percentuais. Na comparação com a mesma época do ano anterior, o percentual está 6,6 pontos percentuais abaixo.

Na referência histórica construída com dados de 7 anos anteriores, o valor mais recente está abaixo da maior parte dos registros históricos disponíveis para esta época, próximo do percentil 14,3. A mediana dos registros usados nessa comparação é 18,0%.

Texto gerado de forma determinística a partir das medições publicadas. Classificações cadastrais não são usadas para afirmar condição estrutural atual.

Série histórica

Gráficos do reservatório

Painel adaptado ao conjunto Nordeste. São exibidos todos os gráficos compatíveis com os campos realmente presentes na série deste reservatório; campos ausentes não são estimados. Série e biblioteca gráfica são carregadas somente quando esta seção se aproxima da tela.

Aguardando a seção entrar na tela…

Localização

Mapa do reservatório

Camada Hidrologia → Barragens centrada nas coordenadas do reservatório, com zoom 13.

Ver em tela inteira →
Mapa ainda não solicitado Ele será carregado somente quando você se aproximar desta seção.

Identificação

Localização e dados técnicos

Reservatório
25 de Março
ID no SAR
12001
Município / UF
Pau dos Ferros, RN
Curso d'água
RIACHO CAJAZEIRAS
Bacia
APODI/MOSSORÓ
Sistema
Reservatórios do Nordeste
Coordenadas
-6,110896, -38,216597
Data da medição
9 de setembro de 2026
Atualidade
Dado recente

Cadastro de segurança de barragens

Informações do SNISB

Importante: CRI, DPA, PNSB e demais campos são classificações cadastrais. Eles não equivalem a diagnóstico de estabilidade ou segurança estrutural no momento da consulta.

Fontes e metodologia

Dados operacionais: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR). Quando disponível, a página também usa cadastro do Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB) e referências territoriais do IBGE.

Os percentuais seguem a semântica do campo de origem: armazenamento e volume útil não são tratados como sinônimos. As análises históricas são apresentadas como referência histórica/faixa histórica.

Consultar todos os reservatórios →