26.9 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

PRIMEIRO-MINISTRO DA CHINA ESTÁ NO BRASIL E RUI COSTA TENTA ATRAIR INVESTIMENTOS

Mais Lidas

Anúncio

Vector silhouette of a chinese pavilionO primeiro-ministro da China, Li Keqiang, está no Brasil e traz na mala US$ 53 bilhões para serem investidos em um fundo de financiamento à infraestrutura e a Bahia pretende estar nesse portfólio de investimentos. O fundo de infraestrutura deverá ser gerenciado pela Caixa Econômica federal e pelo Banco de Desenvolvimento da China.

Ontem  o governador Rui Costa  apresentou os projetos  da Bahia a uma missão chinesa na Governadoria. “Nós vamos disputar esses recursos com projetos estruturantes na Bahia. Eu apresentei o projeto da ponte Salvador-Itaparica, o projeto do Porto Sul e investimentos em infraestrutura logística no Estado, a exemplo de rodovias e aeroportos, que nós precisamos construir”, disse o governador na oportunidade.

Mas a disputa pelos recursos será grande, afinal, os chineses já afirmaram que cerca de US$ 10 bilhões serão aplicados na construção de linhas de transmissão da usina de Belo Monte, com direção ao Rio e São Paulo.

Rui Costa apresentou também projetos a serem implementados através de parceria público-privada (PPP), propondo  investimentos no oeste do Estado junto a produtores de leite e no segmento mineral. “São áreas de interesse dos chineses e nós esperamos desdobrar esse diálogo para que possamos transformar [os recursos] em investimentos no Estado, como nós temos hoje no oeste, com uma esmagadora de grãos para a produção de óleo feita por chineses”.

Em relação ao Porto Sul e sua interligação com a Fiol – Ferrovia Oeste Leste, no entanto, não será fácil atrair os chineses, pois na área ferroviária, eles estão mais interessados  na Fico – Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, que liga o Mato Grosso até Campinorte em Goiás. Essa ligação inviabiliza grande parte das cargas da Fiol, que pretende chegar ao mesmo destino, ou seja, Campinorte.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas