30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

GUANAMBI: Professores e bolsistas realizam ato contra cortes no PIBID

Mais Lidas

No dia 15 de outubro de 2015, no pátio do Departamento de Educação/Campus XII (DEDC XII) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Guanambi, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), professores (as) da educação básica e comunidade acadêmica promoveram um ato público em defesa da manutenção das ações e dos recursos do programa, que estão ameaçados de corte em função da atual conjuntura econômica do país. Estiveram presentes nesse ato bolsistas dos subprojetos dos cursos de Educação Física e Pedagogia do DEDC XII e do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal (IF) Baiano – Campus Guanambi.

vianorte post

Criado em 2007, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, o PIBID é uma iniciativa política voltada para a qualificação e a valorização da formação de professores (as) para atuarem na educação básica, que promove a inserção de estudantes de cursos de licenciatura no contexto das escolas públicas, sob a orientação de um docente do curso e um professor da escola. O programa está disseminado territorialmente pelo país e suas ações, construídas coletivamente por pessoas engajadas na luta pela educação pública, têm produzido resultados significativos. Regionalmente, os subprojetos do programa atuam em doze escolas públicas, sendo onze no município de Guanambi e uma na cidade de Candiba.

O ato promovido pelos diversos sujeitos envolvidos com o PIBID na região teve a intenção de defender, no momento em que se comemora o “Dia do Professor”, a continuidade e a ampliação do programa, uma vez que as incertezas econômicas não podem comprometer o compromisso do Estado Brasileiro com o direito à educação, direito este que tem a formação docente como elemento fundamental.

Sketch Post

Para os (as) coordenadores (as) do subprojeto do IF Baiano – Campus Guanambi, o PIBID é de extrema importância para o curso de Química, pois qualifica a formação de professores (as) na área, cuja carência é expressiva.

Os (as) coordenadores (as) dos subprojetos dos cursos de Educação Física e de Pedagogia da UNEB/DEDC XII destacaram, por sua vez, os resultados que o programa tem alcançado, nesses cursos, em relação ao desenvolvimento de um exercício docente qualificado, a uma melhor preparação dos (as) licenciandos (as) para os estágios, à construção da identidade profissional e da identificação com a profissão docente.

Os (as) professores (as) dessas duas Instituições de Ensino Superior (IES) que atuam como coordenadores (as) de área do PIBID afirmaram, ainda, que o programa tem estreitado os laços entre as IES e as escolas de educação básica, além de estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre a formação e a prática docente.

Os (as) licenciandos (as), bolsistas de iniciação à docência, também fizeram depoimentos durante o ato público, registrando as contribuições do PIBID para o seu processo formativo e defendendo a necessidade de que outros (as) alunos (as) tenham a oportunidade de vivenciar essas experiências.

Já a fala das professoras que supervisionam os (as) bolsistas de iniciação à docência em suas atividades na instituição escolar evidenciaram os benefícios que o PIBID tem proporcionado às escolas e à sua própria formação continuada, aproximando-as novamente das discussões acadêmicas.

Todos os depoimentos, por fim, ressaltaram a importância da bolsa concedida pelo PIBID para o sucesso das ações coletivas do programa, assim como para a permanência dos (as) estudantes nos cursos de formação, uma vez que muitos (as) desses (as) alunos (as) são provenientes de famílias de baixa renda e têm dificuldades para se manter nas instituições.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas