Policial

TRE-BA suspende tutela e Charles Fernandes continua inelegível

Publicado por
Compartilhado

Tiago Marques | Agência Sertão

O juiz Diego Castro, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), reconsiderou sua decisão proferida no dia 5 de outubro, suspendendo os efeitos da condenação do ex-prefeito de Guanambi Charles Fernandes (PSD) por abuso do poder político nas eleições de 2016. A decisão que suspendeu a tutela de urgência foi tomada nesta terça-feira (23) e publicada nesta quinta-feira (25).

Com a decisão, Charles Fernandes volta a se tornar inelegível e pode não ser diplomado pelo TRE-BA. Ele recebeu mais de 74 mil votos para o cargo de deputado federal nas eleições de 6 de outubro, ficando na primeira suplência de sua coligação, onde foram eleitos 23 candidatos.

Charles foi condenado à inexibilidade pela Justiça Eleitoral de Guanambi em abril deste ano por ter cometido abuso de poder político para eleger seu sucessor Jairo Magalhães (PSB). A coligação derrotada nas eleições alegou que o ex-prefeito usou da máquina pública para influenciar o resultado das eleições através da contratação sem concurso público de cerca de 1 mil servidores, além de contratações e demissões no período vetado pela legislação eleitoral.

O ex-prefeito concorreu normalmente às eleições pois seu registro de candidatura foi julgado uma semana antes da confirmação da sentença no TRE-BA. Pela jurisprudência eleitoral, ele pode não ser diplomado e poderá não assumir uma eventual cadeira caso sua vaga de suplente seja necessária. Na decisão desta terça-feira, ao revogar a tutela de urgência, o juiz do TRE-BA considerou que “os supostos vícios constantes na sentença não ensejariam a substancial alteração de seu conteúdo, identificação do autor das condutas ilícitas, objetivamente comprovadas ou, mesmo a sua gravidade.

A decisão ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até lá, Charles fica inelegível pelos próximos oito anos. O processo pode ser consultado no link.

Esta postagem foi publicada em 25 de outubro de 2018 12:54

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024