Redação 96FM
Cinco equipes ainda têm chances de subir a primeira divisão do Campeonato Baiano de 2016. O Fluminense de Feira é o único time que matematicamente só depende de si para conquistar o acesso a Primeira Divisão e uma vaga na decisão. Com 13 pontos na tabela, basta uma simples vitória para o Touro do Sertão retornar a elite do futebol baiano.
Para o jogo decisivo contra o Atlético de Alagoinhas, a diretoria espera vender 13 mil ingressos e lotar o Joia da Princesa no domingo. O time da cidade vizinha não tem mais pretensões no campeonato, mas dificultou a vida do Flamengo de Guanambi na última rodada. Se empatar o jogo, vai ter que torcer por uma derrota do Itabuna, diante do Botafogo em Senhor do Bonfim e um empate entre Juazeiro x Ypiranga, que se enfrentam em Juazeiro. Até perdendo o Fluzão Baiano de Feira ainda pode garantir vaga na elite, mas para isso precisa torcer por empates nos jogos Juazeiro x Ypiranga e Botafogo x Itabuna, ou mesmo uma derrota itabunense em Bonfim. Empate entre Flamengo de Guanambi x Jequié ou mesmo uma vitória jequieense.
O Ypiranga pode ser considerado o principal adversário do Flamengo de Guanambi, pois pode tornar emocionante os últimos minutos da primeira fase com campeonato, pois caso os dois estejam vencendo, a vaga será decidida no saldo de gols. Para o clube da Capital basta apenas vencer e torcer por uma derrota ou empate do Fluminense de Feira ou do Flamengo de Guanambi. Veja as probabilidade de classificação do Flamengo de Guanambi
O Juazeiro que teve sérios problemas para montar o elenco no início da competição também pode chegar a elite. Para subir, o time que está em 5º na tabela com 11 pontos terá que vencer o aurinegro de Salvador e torcer por tropeços de Itabuna, Flamengo de Guanambi e/ou Fluminense de Feira, que estão à frente na classificação.
O outro time com chances é o Itabuna que enfrenta o Botafogo em Senhor do Bonfim. Além da vitória a equipe precisa que o Juazeiro vença ou empate com o Ypiranga e que Fluminense de Feira perca ou que o Flamengo de Guanambi perca ou empate. Em caso de vitória do Ypiranga, é preciso que Fluminense perca e que Flamengo de Guanambi perca ou empate.
Rodada será acompanhada por representantes do STD
O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-BA) vai enviar representantes para três partidas da rodada. A justificativa é evitar polêmicas e irregularidades.
Em Feira de Santana o confronto será supervisionado pelo Procurador Leonardo Dunham. Em Juazeiro o TJD designou o secretário da procuradoria, Josenilton Cerqueira. Em Guanambi o secretário do TJD, Roberto Araújo foi escolhido para acompanhar o andamento do jogo.
A Federação Bahiana divulgou que vai punir as equipes que atrasarem as partidas em R$10mil por minuto. Todas as partidas começam as 15:00
Arbitragem
Botafogo x Itabuna
Arbitro: Cosme Iran Sabino de Araújo,
Auxiliares: Paulo de Tarso Bregalda Gussen e Cláudio Antônio Dias Aragão.
4º e 5º árbitros serão Moacyr Sobrinho Andrade Cruz e Kleber Roberto Felix dos Santos.
Flamengo de Guanambi x Jequié
Arbitro: Lúcio José Silva de Araújo (foto),
Auxiliares: Dijalma Silva Ferreira Júnior e Jefferson Abel Ferreira Lima.
4º e 5º árbitros: Dorivan da Silva Gomes e Marcos Leite Alves.
Juazeiro e Ypiranga,
Arbitro: Arilson Bispo da Anunciação
Auxiliares: Jucimar dos Santos Dias e José Carlos Oliveira dos Santos.
4º e 5º árbitros: Carlos Roberto dos Santos e Josivan Mendes das Montanhas.
Fluminense x Atlético de Alagoinhas,
Arbitro: Diego Pompo Lopez,
Auxiliares: Carlos Eduardo Bregalga Gussen e José dos Santos Amador.
4º e 5º árbitros: Joedson de Jesus Oliveira e Marcos Welb Rocha de Amorim.