Ministério Público Federal de Guanambi vai cobrar explicações da INB sobre contaminação de água

Publicado por
Compartilhado

Tiago Marques | Redação 96FM

O Ministério Público Federal de Guanambi se reuniu nesta quinta-feira (27) com representantes de entidades não-governamentais para discutir sobre o episódio de contaminação de água por urânio em Lagoa Real. A procuradoria federal irá notificar a INB para que a mesma apresente relatórios sobre monitoramento da qualidade da água, solo e ar da região afetada pela atividade de mineração de urânio na Zona Rural de Caetité.

O Ministério Público também vai notificar a prefeitura de Lagoa Real, a Cerb, Inema e Embasa para que apresente todo a mapeamento de poços existentes no município. Representantes do órgão devem se integrar à força-tarefa do Governo do Estado que já está em andamento sob coordenação do INEMA. O objetivo é colher água de todos os poços para que sejam levadas para análise em São Paulo para verificar a presença de metais pesados.

Caso sejam constatadas irregularidades na atividade que tragam prejuízos a saúde da população, o MPF vai entrar com uma Ação Civil Pública conta a estatal. Os procuradores também querem ouvir o secretário de infraestrutura de Lagoa Real, que segundo a INB, teria sido informado por telefone sobre a contaminação na água do poço na comunidade de Varginha.

Ibama recebe Explicações do INB

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebeu as explicações da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) sobre o caso de contaminação de urânio em um poço no município de Lagoa Real, no sudoeste da Bahia. O órgão ambiental, o único responsável pelo licenciamento de material radioativo no País, deve se posicionar em breve sobre o caso, que poderá resultar em multa à INB por omissão de informação. A notificação foi feita ainda no sábado (22), logo após a publicação das reportagens.

Repúdio dos Vereadores às Matérias

Vereadores de Caetité aprovaram por unanimidade um Moção de Repúdio contra os Jornais O Estado de São Paulo e Correio da Bahia por difamarem o nome do município com as matérias. O jornalista André Borges participou do Mix 96 onde falou sobre o fato. O vereador Mário Rebolças (PCdoB) também participou do programa para reafirmar o repúdio à reportagem, mesmo tendo a mesma mobilizado diversos órgãos sobre o problema.

Foto Dida Sampaio –  Estadão

Esta postagem foi publicada em 28 de agosto de 2015 15:58

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024