Tiago Marques | Redação 96FM
A Azul Linhas Aéreas publicou em seu site que planeja atender Dois milhões de Baianos em 2016. No release à imprensa, Antonoaldo Neves, presidente da Azul, afirmou que “muito em breve”, a empresa deve começar a operar em Guanambi. A companhia opera em dez cidades baianas: Salvador, Ilhéus, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Barreiras, Paulo Afonso, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Lençóis e Valença. No entento, no iíncio deste mês, a empresa anununciou a suspensão do voo direto de Vitória da Conquista para Salvador, a justificativa foi a reconfiguração da malha viária.
A média diária de operações da Azul na Bahia é de 30 voos. Na alta temporada, os chamados “dias-pico”, como sexta-feira, poderão ter mais de 50 ligações da Azul somente em solo baiano, considerando operações regulares e extras.
O Mix 96 já publicou uma série de matérias falando sobre o início das operações de voos da Azul Linhas aéreas em Guanambi. Em 28 de Julho foi lançado em Salvador, o Plano Aeroviário do Estado da Bahia. Na ocasião, o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti declarou ao jornal A Tarde que o aeroporto de Guanambi seria o próximo a operar com voos regulares no estado. A Azul Linhas Aéreas apresentou seu plano de intenções em operar no município. Segundo o secretário, o voo inaugural aconteceria ainda em 2015.
Na semana passada, o secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes esteve em Guanambi para participar da inauguração da UPA 24 Horas, ele confirmou ao Mix 96 a informação que a Azul Linhas Aéreas aguardava a chegada de novas aeronaves para iniciar a operação.
A assessoria de impressa da prefeitura de Guanambi informou que só aguarda o anuncio da empresa para inaugurar as novas instalações do aeroporto. Um novo saguão foi construído e o sistema de climatização já foi instalado, os móveis já foram adquiridos. Também foi construída a edificação da Seção Contra Incêndios (SCI). O Caminhão contra incêndio aeroportuário já foi adquirido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e está em Vitória da Conquista. Ele deve ser transferido para Guanambi assim que o anuncio for feito.
O aeroporto de Guanambi agora se chama Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, a homenagem foi dada a um dos pioneiros da aviação no município. Veja a biografia:
ISAAC MOURA ROCHA – por João Roberto Rocha Teixeira
No ano de 1945, aos 19 anos, chega a Guanambi, vindo de Jequié, o jovem Isaac Moura Rocha, o qual tinha como ofício, a mecânica de motores e máquinas em geral. Juntamente com o seu irmão mais velho, também mecânico, começou a montar as primeiras usinas de algodão em Guanambi e região. Em 1951 constituiu família aqui na cidade, casando-se com a senhora Ivanir Rego Guimarães Moura. No ano de 1955, paralelamente ao exercício da sua profissão, iniciou a venda de gasolina e óleo diesel em latas. Em seguida, através da Cia Atlantic de Petróleo, conseguiu instalar duas bombas medidoras de combustível, com os tanques armazenadores enterrados sob a Rua Barão do Rio Branco, o que era permitido naquela época e, que mais tarde, deu origem ao Posto Modelo, que atua até hoje no ramo de combustíveis. Nos anos 60, a cidade não tinha aeroporto, existia apenas um campo de pouso improvisado, no qual operavam pequenos monomotores e, ainda, com algumas restrições. Nessa época, a extinta Comissão do Vale do São Francisco teve a necessidade de trazer para cá os seus executivos usando os primeiros aviões modelo Cessna 180, por isso necessário foi melhorar a pista de pouso. Isaac Moura, pela paixão que tinha pelas máquinas, em especial os aviões, acompanhou de perto todas as obras de melhoria realizadas na pista. Além disso, por conta da sua habilidade e paixão por estas máquinas, empenhava-se em consertar com máxima dedicação e segurança as aeronaves que aqui pousavam em pane. Por volta de 1970, Isaac Moura adquiriu a primeira aeronave da cidade de Guanambi e construiu o primeiro hangar, sendo assim o primeiro táxi-aéreo regular da cidade até o ano de 1980. Isaac Moura Rocha faleceu em Guanambi no dia 19 de abril de 1985.