Tiago Marques | Redação 96FM
A atual temporada de chuvas tem preocupado agropecuaristas de Guanambi e Região. A atuação do El Niño, fenômeno que tem concentrado as chuvas no Sul do país, proporcionou pouca chuva no Nordeste e outras áreas do país. No acumulado de Outubro à Dezembro, foram registrados pouco mais de 90mm de chuva na estação meteorológica do INMET, localizada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha.
Agropecuária em Colapso
Já há relatos de muitas lavouras perdidas devido a grande estiagem. O sorgo, cultura resistente ao clima do semiárido não está resistindo e os prejuízos já estão sendo contabilizados. A situação deve se agravar em breve, com a falta do produto para a elaboração da silagem, a criações de gado ficará inviabilizada.
A situação de pouca chuva no Oeste Baiano também preocupa. A seca afetou drasticamente a produção de grãos, dificultando ainda mais a situação dos pecuaristas que recorrem, em especial ao milho e ao farelo de soja de Barreiras que ficou muito caro. A triste cena de animais mortos, poderá ser constante nos próximos meses se a situação não melhorar.
Vem Chuva aí? Está difícil afirmar…
As instabilidades que se formaram nesse final de mês continuarão atuando sobre a região pelos próximos 15 dias, mas como o fenômeno climático de caráter atmosférico-oceânico El Niño, onde as principais agências meteorológicas internacionais afirmam que o seu ápice será em Janeiro de 2016, as pancadas de chuvas continuarão isoladas e com baixa intensidade em todo o centro-sul baiano.
Os modelos de estimativa de precipitação indicam possibilidades de chuvas dentro da média histórica para os meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2016, mas vários fatores tendem a deixar as previsões mais desanimadoras.
As chuvas avançarão pelo Norte de Minas com mais intensidade, mas devido a constante formação dos Vórtices Ciclônicos de altos Níveis (VCAN) que altera a circulação atmosférica pelo sertão nordestino, as chuvas de maior intensidade se concentrarão no Oeste e leste baiano nas chamadas bordas de atuação dos VCAN´s.
Réveillon sem chuva em Guanambi
A prefeitura de Guanambi realiza nesta quinta-feira (31), uma das maiores festas de Réveillon do estado. Para que vai curtir os shows na praça do Feijão, a notícia é que não deve chover durante a festa. As meninas podem caprichar, não importa se é cabelo cacheado ou lisinho, a probabilidade da chuva estragar o penteado é de quase Zero.