27.5 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Guanambi: Volume de Chuvas em 2015 foi muito abaixo da média histórica

Mais Lidas

Tiago Marques | Redação 96FM

A atual temporada de chuvas tem preocupado agropecuaristas de Guanambi e Região.  A atuação do El Niño, fenômeno que tem concentrado as chuvas no Sul do país, proporcionou pouca chuva no Nordeste e outras áreas do país. No acumulado de Outubro à Dezembro, foram registrados pouco mais de 90mm de chuva na estação meteorológica do INMET, localizada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha.

pg_graf_chuva_aut (1)

Este volume é três vezes menor do que o mesmo registrado no mesmo período do ano passado. Em um só dia de 2014, a estação registrou 96 mm, ou seja, em 17 de Novembro daquele ano choveu mais do que os três últimos meses de 2015.
O mês de dezembro registrou um dos piores índices pluviométricos da historia na região de Guanambi, as chuvas ficaram nitidamente abaixo da média histórica, o que acarretou profundamente a baixa disponibilidade de água no solo, afetando drasticamente a produção agropecuária da região. Para se ter uma ideia da gravidade, a estação meteorológica registrou apenas 11,8 mm, o que dá em torno de 12 litros de água por metro quadrado.

Agropecuária em Colapso

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

Já há relatos de muitas lavouras perdidas devido a grande estiagem. O sorgo, cultura resistente ao clima do semiárido não está resistindo e os prejuízos já estão sendo contabilizados. A situação deve se agravar em breve, com a falta do produto para a elaboração da silagem, a criações de gado ficará inviabilizada.

A situação de pouca chuva no Oeste Baiano também preocupa. A seca afetou drasticamente a produção de grãos, dificultando ainda mais a situação dos pecuaristas que recorrem, em especial ao milho e ao farelo de soja de Barreiras que ficou muito caro. A triste cena de animais mortos, poderá ser constante nos próximos meses se a situação não melhorar.

Vem Chuva aí? Está difícil afirmar…

O mapa de estimativa do Inpe/Cptec apontam chuvas entre 30 a 40mm na Região nos próximos 15 dias. Os maiores volumes devem ocorrer entre os dias 4 e 5.
O mapa de estimativa do Inpe/Cptec aponta que deve chover entre 30 a 40 mm na Região nos próximos 15 dias. Os maiores volumes devem ocorrer entre os dias 4 e 5.

As instabilidades que se formaram nesse final de mês continuarão atuando sobre a região pelos próximos 15 dias, mas como o fenômeno climático de caráter atmosférico-oceânico El Niño, onde as principais agências meteorológicas internacionais afirmam que o seu ápice será em Janeiro de 2016, as pancadas de chuvas continuarão isoladas e com baixa intensidade em todo o centro-sul baiano.

As cores azuladas são de chuvas acima da média e as de tons avermelhados abaixo da média. As áreas em branco apontam chuvas dentro da média. Além do El Niño, a formação dos Vórtices Ciclônicos impedirá o avanço das chuvas para a Região.
As cores azuladas são de chuvas acima da média e as de tons avermelhados abaixo da média. As áreas em branco apontam chuvas dentro da média. Além do El Niño, a formação dos Vórtices Ciclônicos impedirá o avanço das chuvas para a Região.

Os modelos de estimativa de precipitação indicam possibilidades de chuvas dentro da média histórica para os meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2016, mas vários fatores tendem a deixar as previsões mais desanimadoras.

As chuvas avançarão pelo Norte de Minas com mais intensidade, mas devido a constante formação dos Vórtices Ciclônicos de altos Níveis (VCAN) que altera a circulação atmosférica pelo sertão nordestino, as chuvas de maior intensidade se concentrarão no Oeste e leste baiano nas chamadas bordas de atuação dos VCAN´s.

Réveillon sem chuva em Guanambi

Modelo ECMWF - Não deve haver formação de instabilidades na região por volta de 21:00 deste último dia de 2015
Modelo ECMWF – Não deve haver formação de instabilidades na região por volta de 21:00 deste último dia de 2015

A prefeitura de Guanambi realiza nesta quinta-feira (31), uma das maiores festas de Réveillon do estado. Para que vai curtir os shows na praça do Feijão, a notícia é que não deve chover durante a festa. As meninas podem caprichar, não importa se é cabelo cacheado ou lisinho, a probabilidade da chuva estragar o penteado é de quase Zero.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas