24.4 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista
InícioPrevisão do TempoBarragem do Poço do...

Barragem do Poço do Magro sangra pela primeira vez na história

Tiago Marques | Redação 96FM

As volumosas  chuvas que caíram sobre a região neste mês de Janeiro fizeram com que a barragem do Poço do Magro atingisse seu volume máximo pela primeira vez na história. Na madrugada desta quinta-feira (28), a água começou a transbordar.

A obra da barragem começou em 2002 e foi concluída em 2005, o lago tem capacidade para 37.000.000 de metros cúbicos de água, custando na época R$ 13 milhões, investimento do governo federal, através da Codevasf. Ela foi construída para suprir a demanda de água para abastecimento humano. Há um ano, ela esteve próxima de sangrar, mas o espetáculo ficou para esta quinta-feira (29).

A expectativa dos Guanambienses agora é para que aconteça o mesmo em Ceraíma, falta pouco mais de um metro para que ela chegue ao seu nível, fato que ocorreu pela última vez em 1992.

Entre 2008 e 2013 a barragem de Poço do MAgro ficou praticamente seca, nas imagens de satélite é possível ver que em 2008 ela esteve próximo de sua capacidade máxima e que o ponto mais crítico ocorreu em 2013, quando ela ficou praticamente seca.

Continua chovendo, o acumulado para o mês de janeiro já passa de 430mm segundo o INMET, a previsão é que continue chovendo até o carnaval, mas em menor volume. A umidade continua presente em boa parte do Nordeste, o Oeste e Noroeste da Bahia deve continuar recebendo muita chuva.

 

Mais Lidas

Deixe uma resposta

More from Author

Guanambiense foi eleito Defensor Público-Geral de Alagoas

O Defensor Público-Geral de Alagoas, eleito nesta sexta-feira, 19 de abril,...

Prefeitura de Salvador abriu processo seletivo para vagas na Procuradoria Geral do Município

A Prefeitura de Salvador abriu um novo processo seletivo simplificado, destinado...

Uneb cancelou matrícula de estudante aprovada em Medicina aos 49 anos após doze tentativas

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiu pelo cancelamento da...