Policial

Rebaixamento da Ceplac causa insatisfação em setores ligados a cacauicultura

Publicado por
Compartilhado

por Giulia Marquezini | Bahia Notícias 

A sociedade civil vem demonstrando insatisfação geral após a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, ter assinado o decreto que transforma a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) em um departamento vinculado à pasta. O posicionamento de caucauicultores reflete na opinião de políticos que também tentam reverter a decisão , publicada na edição desta sexta-feira (1º) no Diário Oficial da União (DOU) (confira aqui, aqui, aqui e aqui). Ao Bahia Notícias, o coordenador do Movimento Somos Todos Cacau, Ruy Souza, relatou que os principais atingidos pelas modificações não foram ouvidos. “Há três meses fomos informados que a Ceplac seria rebaixada para departamento. Conversamos com alguns deputados da bancada federal ligados ao governo e pedimos que fossem tomadas providências. Após conversa com a ministra, eles nos garantiram uma modernização da comissão, mas não foi o que aconteceu”, afirmou.  Ainda de acordo com o coordenador, o que mais interessa aos produtores e agricultores é uma modernização da comissão. “Como está também não nos interessa. Queremos que sejam atendidas as necessidades do produtor de cacau do sul da Bahia. A Ceplac era a única que vinha dando assistência ao pequeno agricultor”, relata.


Foto: Stefan Kolumban
Os produtores esperam uma modernização e que sejam feitos estudos para ajudar a cultivar um cacau sem pragas. “Com tudo que está acontecendo ainda conseguimos crescer a produção para 150 mil toneladas anuais, mas estamos em processo de recuperação. Falta incentivo do governo. Hoje a monilia mata mais que a vassoura de bruxa, precisamos de estudos para combater a praga”, conclui. Em fevereiro de 2016, servidores já haviam alertado para a perda de tecnologia e pesquisa (leia aqui). Em nota oficial, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) se diz surpreendida pela decisão da ministra. De acordo com o documento, uma decisão como esta deveria passar por uma análise criteriosa junto com a categoria: “A cacauicultura vive uma franca retomada de crescimento de produção, abastecendo não só o mercado interno, como iniciando o processo de exportação. A Faeb acredita que ainda é possível abrir um diálogo para uma melhor compreensão ou até mesmo uma avaliação de novos rumos que busquem encontrar o caminho certo para que a Ceplac cumpra seu papel junto aos produtores de cacau do país”. Atuando há quase 60 anos, a Ceplac está presente em seis estados do Brasil e cerca de 60% das atividades da comissão na Bahia estão voltadas ao cacau e à cacauicultura.
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 5 de abril de 2016 04:20

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio