Educação

Faculdade Guanambi investe em equipamentos para curso de Engenharia Civil

Publicado por
Compartilhado

A Faculdade Guanambi vem investindo na modernização de seus laboratórios, com o objetivo de oferecer as melhores condições de ensino-aprendizagem para estudantes e professores dos cursos de graduação oferecidos pela instituição.

Desta vez os investimentos foram feitos nos laboratórios do curso de Engenharia Civil. A FG adquiriu quatro equipamentos de última geração, que vão compor os novos laboratórios do curso. Inicialmente os equipamentos serão instalados no módulo da Av. Vasco da Gama, centro de Guanambi, até que seja construído o novo complexo de laboratórios dos cursos de Engenharia.

Nesta primeira remersa foram instalados uma Bancada Hidráulica para Estudo das Perdas de Carga de Escoamento Interno (experimento de Reynolds e associação de bombas); Bancada para Experimentos em Canal de Escoamento Aberto; Bancada para Treinamento em Eletricidade e Instalações Elétricas Residenciais; e Máquina Universal de Ensaio em Materiais.

Além de aproximar o aluno da ciência e tecnologia, os novos laboratórios devem também servir como treinamento da criatividade, permitindo ao aluno desenvolver diferentes aplicações utilizando as mesmas ferramentas, habilitando-se, assim, para a prática profissional. Na próxima semana, os professores de Engenharia Civil vão participar de treinamento para manejo dos novos equipamentos.

Segundo o Prof. Thomas Marques de Castro, coordenador do curso de Engenharia Civil, o investimento realizado faz parte de um conjunto de ações que visam aprimorar o curso de Engenharia Civil e que também serão utilizadas pelo curso de Engenharia Elétrica, que inicia em 2016.2.

“Os equipamentos vêm somar com a estrutura que já possuímos e está disponível para os estudantes de Engenharia Civil. Outras ações também são implementadas para permitir que os futuros engenheiros sempre façam uma ligação entre teoria e prática. Isso facilita o desenvolvimento de pesquisas e novas técnicas que serão usadas pelos profissionais”, afirmou o coordenador.

Segundo o professor Tácio Eduardo, docente do curso de Engenharia, a utilização do laboratório é para despertar o interesse e aumentar a criatividade dos estudantes. “O objetivo é fazer com que nossos alunos sejam capazes de aplicar a ciência e a tecnologia, a adaptação dos conhecimentos científicos e tecnológicos às necessidades humanas”, destacou.

Outros equipamentos foram adquiridos e devem chegar na FG nos próximos dias. São eles: Máquina de Ensaio de Torção; Bancada para Experimentos de Perda de Carga em Tributações; Viscosimetro de Stokes; Painel de Hidrostatica; Bancada Didáticas para Instalações Hidrossanitárias com Sistema de Aquecimento por Energia Solar; Sistema Avançado para Estudo de Energia Fotovoltaica; Sistema Avançado para Estudo de Energia Eólica; Sistema para Estudo de Aquecimento Solar com complemento por Aquecimento à Gás e Bancada para Estudo de Resistência dos Materiais com Módulo de Treliças Planas e Espaciais.

Conheça os novos equipamentos que já estão instalados    

A Bancada Hidráulica para Estudo das Perdas de Carga de Escoamento Interno permite realizar estudo em três áreas distintas da mecânica dos fluidos em um mesmo equipamento. Com essa bancada é possível estabelecer medidas de vazão, medidas de pressão e a relação entre estes parâmetros em uma bomba hidráulica.

A Máquina Universal de Ensaios em Materiais possui a finalidade de realizar testes de tração, compressão, testes de dureza, flexão e cisalhamento. Estes testes são de fundamental importância para que os estudantes de Engenharia entendam como as características mecânicas dos materiais influenciam diretamente na sua escolha e aplicação bem como o desenvolvimento de novos materiais.

Uma das grandes áreas de atuação do Engenheiro Civil está relacionada ao escoamento em canal aberto. A Bancada para Experimentos em Canal de Escoamento Aberto simula processos reais em menor escala. Através desse bancada pode-se entender melhor os parâmetros que influenciam grandes obras, como canais de drenagem, calhas, bueiros e condutores de água.

Bancada para Treinamento em Eletricidade e Instalações Elétricas Residenciais possibilita ao aluno aprender princípios básico de eletricidade de dispositivos elétricos como lâmpadas, interruptores, proteção, bem como aplicá-los na instalação de redes residenciais.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 18 de abril de 2016 08:53

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio