23 C
Guanambi
16.1 C
Vitória da Conquista

Faculdade Guanambi investe em equipamentos para curso de Engenharia Civil

Mais Lidas

A Faculdade Guanambi vem investindo na modernização de seus laboratórios, com o objetivo de oferecer as melhores condições de ensino-aprendizagem para estudantes e professores dos cursos de graduação oferecidos pela instituição.

Desta vez os investimentos foram feitos nos laboratórios do curso de Engenharia Civil. A FG adquiriu quatro equipamentos de última geração, que vão compor os novos laboratórios do curso. Inicialmente os equipamentos serão instalados no módulo da Av. Vasco da Gama, centro de Guanambi, até que seja construído o novo complexo de laboratórios dos cursos de Engenharia.

Nesta primeira remersa foram instalados uma Bancada Hidráulica para Estudo das Perdas de Carga de Escoamento Interno (experimento de Reynolds e associação de bombas); Bancada para Experimentos em Canal de Escoamento Aberto; Bancada para Treinamento em Eletricidade e Instalações Elétricas Residenciais; e Máquina Universal de Ensaio em Materiais.

Além de aproximar o aluno da ciência e tecnologia, os novos laboratórios devem também servir como treinamento da criatividade, permitindo ao aluno desenvolver diferentes aplicações utilizando as mesmas ferramentas, habilitando-se, assim, para a prática profissional. Na próxima semana, os professores de Engenharia Civil vão participar de treinamento para manejo dos novos equipamentos.

ThomasSegundo o Prof. Thomas Marques de Castro, coordenador do curso de Engenharia Civil, o investimento realizado faz parte de um conjunto de ações que visam aprimorar o curso de Engenharia Civil e que também serão utilizadas pelo curso de Engenharia Elétrica, que inicia em 2016.2.

“Os equipamentos vêm somar com a estrutura que já possuímos e está disponível para os estudantes de Engenharia Civil. Outras ações também são implementadas para permitir que os futuros engenheiros sempre façam uma ligação entre teoria e prática. Isso facilita o desenvolvimento de pesquisas e novas técnicas que serão usadas pelos profissionais”, afirmou o coordenador.

Segundo o professor Tácio Eduardo, docente do curso de Engenharia, a utilização do laboratório é para despertar o interesse e aumentar a criatividade dos estudantes. “O objetivo é fazer com que nossos alunos sejam capazes de aplicar a ciência e a tecnologia, a adaptação dos conhecimentos científicos e tecnológicos às necessidades humanas”, destacou.

IMG_5737Outros equipamentos foram adquiridos e devem chegar na FG nos próximos dias. São eles: Máquina de Ensaio de Torção; Bancada para Experimentos de Perda de Carga em Tributações; Viscosimetro de Stokes; Painel de Hidrostatica; Bancada Didáticas para Instalações Hidrossanitárias com Sistema de Aquecimento por Energia Solar; Sistema Avançado para Estudo de Energia Fotovoltaica; Sistema Avançado para Estudo de Energia Eólica; Sistema para Estudo de Aquecimento Solar com complemento por Aquecimento à Gás e Bancada para Estudo de Resistência dos Materiais com Módulo de Treliças Planas e Espaciais.

Conheça os novos equipamentos que já estão instalados    

A Bancada Hidráulica para Estudo das Perdas de Carga de Escoamento Interno permite realizar estudo em três áreas distintas da mecânica dos fluidos em um mesmo equipamento. Com essa bancada é possível estabelecer medidas de vazão, medidas de pressão e a relação entre estes parâmetros em uma bomba hidráulica.IMG_5740

A Máquina Universal de Ensaios em Materiais possui a finalidade de realizar testes de tração, compressão, testes de dureza, flexão e cisalhamento. Estes testes são de fundamental importância para que os estudantes de Engenharia entendam como as características mecânicas dos materiais influenciam diretamente na sua escolha e aplicação bem como o desenvolvimento de novos materiais.

Bancada para experimentoUma das grandes áreas de atuação do Engenheiro Civil está relacionada ao escoamento em canal aberto. A Bancada para Experimentos em Canal de Escoamento Aberto simula processos reais em menor escala. Através desse bancada pode-se entender melhor os parâmetros que influenciam grandes obras, como canais de drenagem, calhas, bueiros e condutores de água.

Bancada para Treinamento em Eletricidade e Instalações Elétricas Residenciais possibilita ao aluno aprender princípios básico de eletricidade de dispositivos elétricos como lâmpadas, interruptores, proteção, bem como aplicá-los na instalação de redes residenciais.

Notícias Relacionadas

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Últimas