Educação

IF Baiano Campus Guanambi é referência em pesquisa de bananicultura

Publicado por
Compartilhado

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG, lançou na última quinta-feira, 19 de maio, o INFORME AGROPECUÁRIO com o tema Cultivo da Bananeira. A publicação contou com a participação de professores do Campus Guanambi em cinco dos dez artigos.

O INFORME AGROPECUÁRIO é uma publicação periódica bimestral da EPAMIG que completou 40 anos em 2015, amplamente divulgada nas universidades e entre profissionais do setor agropecuário. Cada número do INFORME envolve um tema sobre o agronegócio. Esse é o quinto INFORME sobre banana, os anteriores foram publicados em 1980, 1986, 1999, 2008. Os novos números são lançados para divulgar as inovações científicas e tecnológicas no setor.

Durante o evento de Lançamento, o professor Sérgio Donato do IF Baiano Campus Guanambi, palestrou sobre ecofisiologia e manejo da bananeira. Também palestraram a pesquisadora Polyanna Mara de Oliveira, Chefe Técnica da EPAMIG NORTE, sobre irrigação e o pesquisador José Tadeu Alves da Silva abordando adubação da bananeira. O lançamento atraiu quase 200 pessoas ao auditório da EPAMIG em Nova Porteirinha (MG), entre o público, pesquisadores, consultores técnicos, estudantes, representantes de empresas de insumos agrícolas e produtores rurais de diversas cidades do Norte de Minas.

A publicação reforça mais uma vez a referência que o IF Baiano Campus Guanambi consolidou através de anos de pesquisa em bananicultura. Além do professor Sérgio Donato, o grupo de pesquisadores é formado pelo professor Alessandro Arantes, Marcelo Rocha e Pedro Ricardo Marques, além do professor Alisson Jadavi Pereira da Silva do Campus Senhor do Bonfim e do pesquisador Eugênio Coelho da Embrapa que é docente permanente do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido.

“A parceria do Instituto Federal Baiano com a EPAMIG já remota desde de 1997, que a gente tem trabalho envolvendo não só a EPAMIG, mas a EMBRAPA Mandioca e Fruticultura, lá no Instituto e aqui nas áreas de EPAMIG. É uma troca contínua e a culminância destes trabalhos com a realização do Simpósio Brasileiro de Bananicultura no ano passado em Montes Claros e agora com a publicação destas pesquisas no INFORME Agropecuário que é quinto informe de banana, é muito importante para gente como pesquisador, para a instituição IF Baiano, particularmente o Campus Guanambi. Numa região em que a cultura é importante, e hoje aqui estavam presente os representantes do agronegócio, o produtor, pesquisadores, técnicos, estudantes, consultores, então o lançamento desta revista que é um periódico bimestral da EPAMIG que já tem 40 anos de edição para a gente é muito importante”. Sérgio Donato – IF Baiano Campus Guanambi

“O INFORME AGROPECUÁRIO é uma revista periódica da EPAMIG, saem quatro volumes por ano, de temas variados, cada número da revista trata de um tema, e sempre de temas de interesse para algum setor, no caso da bananicultura foi proposto este assunto porque é um tema relevante para o Estado Inteiro, especialmente para o NORTE de MINAS, mas é um tema relevante para o estado inteiro. O anterior foi de Agroecologia, já teve de mamão, de morango, de maracujá, enfim. O INFORME AGROPECUÁRIO, ele é vendido nas unidades da EPAMIG ou pelo site da EPAMIG”. Maria Geralda – EPAMIG NORTE DE MINAS

As pesquisas realizadas no Campus têm sido destaque em eventos nacionais e internacionais sobre bananicultura. Os pesquisadores publicaram artigos na X Reunião Internacional ACORBAT (2013), no III Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos (2015) e no VIII Simpósio Brasileiro sobre Bananicultura – SIBANANA (2015).  Em 2016, além da publicação da EPAMIG, as pesquisas realizadas no Campus foram publicadas no Livro “O Agronegócio da Banana”, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), na Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e na Revista Brasileira de Fruticultura. Os resultados dessas pesquisas também foram divulgados em palestras realizadas em polos produtores de banana como Wagner, Bom Jesus da Lapa (BA) e Janaúba (MG).

VEJA MAIS.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 29 de maio de 2016 22:44

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio