Bahia

Expo Guanambi recebe curso de piscicultura e doação de alevinos

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Os piscicultores de Guanambi, no sudoeste baiano, serão contemplados com uma série de atividades desenvolvidas pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado, durante a Exposição Agropecuária de Guanambi. As ações acontecem durante toda a exposição, de 1º a 5 de junho, e contam com curso de piscicultura básica, distribuição de 50 mil alevinos de tilápia e exposições de projetos. Um dos destaques do evento é a exibição de um tanque de recirculação de água para criação de peixes, exposto juntamente com outros projetos da Bahia Pesca, no estande da Seagri no evento.

“Os produtores de Guanambi e região terão oportunidade de conhecer novas alternativas de geração de renda na área de piscicultura e aquicultura. Uma gama de atividades e projetos serão expostos e realizados durante todos os dias da exposição, pela BahiaPesca”, disse o secretário estadual da Agricultura, Vitor Bonfim.

“Utilizando pequena quantidade de água, que é constantemente filtrada e reutilizada, o piscicultor pode produzir peixe em diferentes ambientes. O sistema conta com tanques de cultivo com capacidade de aproximadamente cinco mil litros, tanques reservatórios para reposição de água, biodigestores, biofiltros, unidade de bombeamento, filtragem mecânica e biológica, esterilização, aquecimento, oxigenação e recirculação”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. A capacidade de produção é de uma tonelada de pescado por ano e o tanque estará disponível para visitação durante os cinco dias da exposição.

No dia 1º, a Bahia Pesca vai doar 50 mil alevinos de tilápia para os piscicultores da região, beneficiando cerca de 50 famílias. “Nossa equipe faz o acompanhamento técnico de todas as etapas, desde a seleção das aguadas para recebimento dos alevinos, a escolha do melhor tipo de ração, o acompanhamento durante a fase de engorda até a retirada do peixe para consumo e venda”, diz o gerente de operações da Bahia Pesca, Antônio Laborda.

É com base no conhecimento sobre a tilápia, espécie que será doada aos produtores de Guanambi, que o engenheiro de pesca e técnico da Bahia Pesca, Paulo Roberto Reis, montou o cronograma a ser desenvolvido no curso de piscicultura básica, que também acontece no dia 1º. “Essa espécie possui determinadas características que precisam ser compartilhadas com os produtores. Além disso, abordaremos questões sobre a qualidade da água para prática da piscicultura e sobre a comercialização do pescado”, comenta Paulo Roberto. O curso vai acontecer das 16h às 18h, no auditório da Faculdade Guanambi, montado na própria exposição, e vai capacitar cerca de 30 pessoas.

Fonte: Ascom/Seagri

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Veículos apreendidos foram transformados em viaturas para a PM de Guanambi

Duas novas viaturas vão reforçar a frota do 17º Batalhão da Polícia Militar (17ºBPM/Guanambi). Os…

Terapeutas do Hospital Geral de Vitória da Conquista utilizam materiais de baixo custo para levar bem-estar aos pacientes

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), também conhecido como Hospital de Base, que…

PRF recuperou veículo de locadora de Salvador em Barreiras

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou na tarde desta sexta-feira (21), por volta das 16h10,…

Apostadores de Paulo Afonso, Salvador e Sobradinho foram premiados na Mega-Sena deste sábado

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2446 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado…

Barco com quatro pessoas virou no rio São Francisco entre Carinhanha e Malhada, homem de 37 anos está desaparecido

Uma embarcação com quatro pessoas virou na tarde deste sábado (22), no rio São Francisco,…