24.4 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

Iuiu: Do dia pra noite prefeito vira votação e consegue aprovação de contas na Câmara

Mais Lidas

Tiago Marques | Redação 96FM

Dr.Vaguinho
O voto de um vereador da oposição deixou o caminho livre para Vaguinho tentar a reeleição caso decida concorrer em outubro

O prefeito de Iuiu, Carlos Vagner Lopes  Frota (Vaguinho do PT), conseguiu se livrar da rejeição de suas contas na Câmara dos Vereadores do dia para noite. O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM) emitiu parecer pela aprovação com ressalvas das contas do gestor, relativas ao ano financeiro de 2014, mas a Comissão de Finanças, Orçamento e Contas da câmara dos vereadores deu parecer pela rejeição, justificando que o prefeito cometeu irregularidades insanáveis como extrapolação do limite de gastos com pessoal, saída de numerário sem comprovação de despesas, além de ordenamento de despesas na ordem de aproximadamente R$500 mil sem autorização legislativa, a chamada pedalada fiscal.

Em primeiro turno a oposição conseguiu emplacar 2/3 dos votos pela rejeição das contas, seis vereadores votaram assim na terça-feira (21), porém no segundo turno, realizado no dia seguinte, um vereador mudou de ideia e a oposição consegui apenas cinco votos, o que foi suficiente para o parecer do TCM ser mantido e as contas aprovadas. Assim, Vaguinho fica com o caminho livre para tentar a reeleição em outubro, mesmo não estando confirmado como candidato. É possível que o prefeito não se candidate e lance seu vice, Francisco Guedes (PT) para enfrentar o ex-prefeito Reinaldo Goes (PSD) que pretende voltar a governar a cidade. Casa saísse derrotado da votação, o prefeito não poderia tentar a reeleição se suas contas não rejeitadas pela câmara, ele seria impedido baseado na Lei da Ficha Limpa.

 A mudança repentina no resultado entre um turno e outro gerou uma certa desconfiança da população e entre os membros da oposição. A votação foi secreta, ficando difícil identificar o vereador que votou contra o interesses dos seus pares.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas