Redação 96FM
Uma festa de formandos de medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), acabou em tragédia na madrugada desta sexta-feira (01). O jovem André Felipe Vieira Colares, de 24 anos, foi encontrado com um corte profundo no pescoço causado por cacos de vidro e os dois olhos furados com palitos. O fato ocorreu em uma Chácara na zona sul da cidade do Norte de Minas. O corpo de André foi encontrado no chão do banheiro do local, com cortes no pescoço e os dois olhos furados com caco de vidro. Ele era irmão de um dos formandos em medicina, formado em administração na mesma universidade e atualmente trabalhava como professor.
Um adolescente de 17 anos foi apreendido pela polícia militar ainda na manhã e confessou o crime. Segundo informações obtidas com exclusividade, o menor é natural de Guanambi e foi participar da festa em Montes Claros. Ele porém negou a se manisfestar sobre a motivação do crime, dizendo que só falaria na presença de um advogado, mas adiantou que foi ao banheiro com a vítima e lá os dois se desentenderam. A polícia trabalha com a hipótese de crime motivado por homofobia. O jovem foi levado para realizar exames no Instituto Médico Legal (IML) e depois seguiu para a delegacia.
O crime chocou Montes Claros, André era mestre em administração e foi professor substituto da Universidade Federal de Ouro Preto, além de trabalhar como pesquisador com diversas publicações, ele morava atualmente em Belo Horizonte. Na universidade o jovem era engajado na formação política, tendo atuado no Diretório Acadêmico e na Empresa Júnior de administração da UNIMONTES. O velório do jovem está marcado para começar 19:00 na Funerária da Santa Casa de Montes Claros. O enterro, que ainda não tem horário marcado, vai acontecer no sábado no Cemitério Parque Jardim da Esperança. (Informações Estado de Minas).
As duas universidades pronunciaram pesar pela tragédia.
Unimontes – “Nota – A Universidade Estadual de Montes Claros lamenta profundamente a morte do ex-aluno André Felipe Vieira Colares de 24 anos, egresso do curso de Administração. André Colares foi da turma do ano de 2013. Professores, pesquisadores e servidores do Departamento de Ciências da Administração também manifestam indignação com a morte do seu ex-aluno, que presidiu de forma dinâmica o Centro Acadêmico do curso e a Empresa Júnior de Administração. A Reitoria e a comunidade acadêmica repudiam toda ação de violência e discriminação e se solidarizam com os familiares e amigos do ex-aluno. A Universidade Estadual de Montes Claros reafirma também seu compromisso público em promover uma sociedade mais justa, democrática, humana e diversa”.
Leia a nota da Ufop
“É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto comunica o falecimento do professor André Felipe Vieira Colares, do curso de Administração (ICSA). Ele faleceu na madrugada desta sexta-feira, na cidade de Montes Claros. A diretoria do ICSA decretou luto oficial de três dias e suspendeu todas as atividades do dia de hoje.”