Anúncio
Bahia

Palmas de Monte Alto: Ex-prefeito Manoel Rubens e mais 8 são denunciados pelo MPF por desvio de verba

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Após serem indiciados pela Polícia Federal, através do inquérito policial nº 80/2014, o ex-prefeito Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSD), o ex-secretário de saúde Marco Tulio L. Rocha, ex- integrantes da comissão de licitação, sócios de empresas e outros foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF), na esfera cível por Improbidade Administrativa, cujas sanções estão incursas nos incisos I, II e III do artigo 12 da Lei 8.429/92; e na esfera criminal pelos crimes previstos no artigo 90 da Lei 8.666/93, art. 1*, art. 1* do Dec-lei 201/67 e art. 299, Parágrafo Único, art. 304 do Código Penal, na modalidade concurso de pessoas.

De acordo com o MPF, as ilegalidades foram caracterizadas por simulação de licitação através da Carta Convite n. 26/2008, para desviar dinheiro público e ludibriar mecanismos de fiscalização com montagem de procedimento, ausência de publicidade, de transparência nas compras, falsidade ideológica, uso de documento falso e falta de documento que comprovam a utilização correta de verba pública. Ainda segundo o MPF “o principal objetivo da simulação da licitação era viabilizar o desvio de dinheiro público destinado à saúde em benefício dos participantes do esquema de corrupção”.

Anúncio

Consta também na peça acusatória, conforme denúncia de irregularidades feitas em relatório elaborado pela Controladoria Geral da União (CGU), que a licitação – carta convite n. 26/2008 era para aquisição de materiais e equipamentos para PSFs e a empresa vencedora do certame não comercializava os objetos licitados e sim produtos de limpeza e higienização, o que, inclusive, foi confirmado em visita à sede da empresa pela equipe de fiscalização. Conforme o MPF “o fato era de conhecimento da Comissão de licitação de Palmas de Monte Alto, haja vista que a própria prefeitura costumava adquirir produtos de limpeza na mencionada empresa”.

Diante disso, a Justiça Federal na esfera criminal determinou a notificação dos denunciados e na seara cível, aguarda-se a publicação da decisão “liminar”, sendo o caso, para indisponibilidade dos bens dos Réus, a fim de assegurar o integral ressarcimento do dano ao erário público, que totaliza o montante de R$ 400.555, 80 (quatrocentos mil, quinhentos e cinquenta e cinco reais e oitenta centavos).

FONTE: SUDOESTE BAHIA

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 5 de agosto de 2016 10:42

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio