Anúncio
Policial

MPF e Comitê do São Francisco discutem medidas de proteção da bacia hidrográfica

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio
Presidente do CBHSF enfatizou a gestão compartilhada como uma das condições para a implantação de medidas de preservação na bacia hidrográfica

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) estão reunidos em evento inédito para debater sobre o desenvolvimento de ações na bacia do rio. O 1º Encontro do CBHSF com Membros do Ministério Público Federal acontece nos dias 8 e 9 de agosto na sede do MPF/BA e conta com a participação da Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo, dentre outros convidados.

Na mesa de abertura, estiveram presentes o procurador-chefe do MPF/BA, Oliveiros Guanais, que deu as boas vindas aos participantes, o subprocurador geral da República e coordenador da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (CCR), Nívio Silva Filho, o procurador da República e representante da 4ª CCR na Bahia, Pablo Barreto, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, e o superintendente de Apoio aos Recursos Hídricos da Agência Nacional das Águas, Humberto Cardoso.

Anúncio

A importância de eventos como esses foi enfatizada por Silva Filho, que considerou o encontro fundamental. Segundo ele, “questões relacionadas com a Bacia transbordam as esferas de governo e merecem a atenção de todas as instituições envolvidas”.

Barreto destacou a necessidade da discussão na construção de ações que possam levar à preservação da bacia hidrográfica. “Espero que essa reunião sirva como um passo efetivo para a melhoria de qualidade do rio São Francisco”, afirmou.

O presidente do CBHSF deu início às apresentações e enfatizou a gestão compartilhada como condição para a execução de medidas protetivas na bacia hidrográfica. De acordo com Miranda, a partir da realidade de cada estado quanto ao uso do rio São Francisco, deve ser implantada uma gestão participativa entre a sociedade e os governos dos estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e do Distrito Federal – unidades da federação por onde passam o rio e seus afluentes.

Miranda ainda destacou que a revitalização do rio São francisco depende da execução de pesquisas que possam definir onde há mais erosão, em que locais o desenvolvimento está danificando a bacia e o quanto a agricultura de grande porte está interferindo, dentre outras questões. O presidente do comitê explica que um banco de dados com esse tipo de informações deve ser compartilhado para que todos os envolvidos possam atuar de maneira eficiente.

O encontro está sendo transmitido ao vivo pela TV MPF nesta segunda-feira, 8 de agosto, e pode ser visualizado neste link. Confira a programação completa aqui.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617-2296/2474/2295/ 2200
E-mail: prba-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_ba

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 9 de agosto de 2016 11:45

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio