21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Deputada defende criação da Ronda Maria da Penha em Guanambi

Mais Lidas

A deputada Ivana Bastos (PSD) defendeu, junto ao governador Rui Costa, a implantação da Ronda Maria da Penha no município de Guanambi, no Sudoeste da Bahia. A ronda é um serviço especializado de prevenção e combate à violência contra a mulher em locais onde os índices de violência de gênero são preocupantes.
Guanambi tem aproximadamente 90 mil habitantes. “Os índices de crimes previstos na Lei Maria da Penha são bastante preocupantes no município e, por isso, devemos criar mecanismos de prevenção e combate, como forma de coibir os abusos, reduzindo a impunidade, ainda reinante, e a presunção de que nada acontece quando se agride uma mulher”, contou ela, no documento.
Na indicação apresentada na Assembleia Legislativa, Ivana lembrou os 10 anos de vigência da Lei Maria da Penha, criada para tipificar a violência contra a mulher e tornar mais rigorosa a punição para este tipo de crime. Após a vigência da Lei entre 2006 e 2013, observou a deputada, o crescimento do número desses homicídios caiu para 2,6% ao ano. Mas, acrescentou, após a estabilização da lei, mesmo com um aumento da divulgação dos índices de violência de gênero e o agravamento das penas, os índices permanecem preocupantes.
“Uma recente pesquisa realizada no país, foi aferido que um terço dos entrevistados acham que nos casos dos estupros as mulheres, vítima deste crime hediondo, são as principais culpadas e apontam uma série de fatores, como as roupas que usam”, lamentou Ivana. “Por isso, infere-se que além da violência física e psicológica, nós mulheres ainda tem que lutar contra o machismo e o preconceito social arraigado em nossa sociedade”.
De acordo com o Mapa da Violência, a Bahia é o segundo estado do Nordeste em número de violência contra as mulheres, registrando um índice de 433 casos de feminicídio em 2013.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas